Ambientalista Jean Michel Custeau participa de aula no Barco-escola

Ambientalista Jean Michel Custeau participa de aula no Barco-escola

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente se intensificam na próxima segunda-feira (2) com a participação do educador e oceanógrafo francês Jean Michel Custeau. A bordo do barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o ambientalista, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, será levado para conhecer as riquezas da biodiversidade e os principais problemas existentes no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba.

Filho mais velho do explorador Jacques Custeau, o francês trabalha com programas de conservação marinha e educação ambiental. O educador estará em Alagoas para participar do programa Fronteiras Braskem do Pensamento, onde deverá cumprir uma agenda de atividades.

O IMA e a Braskem organizam a atividade, que terá início às 8h30, na base descentralizada do Instituto, na Ilha de Santa Rita. A participação do ambientalista no projeto marca a volta do barco, que estava em manutenção, e o retorno da agenda de aulas abertas para a participação da população.

“É uma grande satisfação receber o ambientalista no barco-escola do IMA. Poderíamos levá-lo para conhecer apenas as belezas que o estado possui, e sabemos que são muitas. Mas, temos que aproveitar a oportunidade para chamar a atenção para a problemática das nossas lagunas. Elas possuem uma comunicação direta com o mar em uma dinâmica responsável pela reprodução de diversas espécies”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Barco-escola – O barco-escola do IMA faz parte do programa Navegando com o Meio Ambiente. Trata-se de um catamarã com capacidade para 50 pessoas, onde técnicos de diferentes formações apresentam a estudantes, pesquisadores e outros grupos organizados os aspectos físicos e da flora e da fauna do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba.

A iniciativa alerta os participantes quanto aos graves problemas enfrentados, como a deposição irregular de resíduos sólidos, o desmatamento, as construções irregulares, entre outros, que são responsáveis por impactos como o assoreamento e a contaminação das águas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate