Maceió: grupo discute melhorias no atendimento à população em situação de rua

Maceió: grupo discute melhorias no atendimento à população em situação de rua

O Grupo de Trabalho Intersetorial Direcionado aos Atendimentos à População em Situação de Rua (GTPOP) de Maceió, articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), se reuniu nesta quarta-feira (28) para avaliar as visitas realizadas por uma comissão do GTPOP, a entidades que trabalham na assistência à população de rua da capital, mas não são vinculadas ao poder público.

O objetivo do Grupo é visitar, mapear e trabalhar de maneira integrada nas unidades que atendem os mais variados perfis de usuários, para garantir abrangência nas ações de atendimento às crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos que passam por situações de vulnerabilidade nas vias. Nesta primeira etapa, sete organizações foram visitadas.

Segundo a assessora técnica da coordenação geral dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) da Semas, ​Deusdeth ​Kelly ​da Silva​, uma das intenções do GTPOP é dialogar com estas unidades para saber as demandas atendidas por elas e interferir no que for necessário para a otimização dos processos que buscam a diminuição dos casos de desigualdade.

“Muitos dos nossos usuários são encaminhados por essas instituições e vice-versa. Fomos conhecer as formas de atendimento de cada uma e estamos discutindo como cada área – saúde, educação, habitação e as demais – podem interferir e agilizar os processos que são de suas respectivas responsabilidades, para proporcionar uma realidade totalmente diferente a essa população”, destacou Kelly.

Atendido atualmente no Albergue Manoel Coelho Neto, Emanuel Lopes Sarmento, de 32 anos, foi um dos representantes dos usuários da Semas ouvidos na reunião. Longe da vulnerabilidade das ruas, onde morou por alguns dias, ele foi convidado para expor as dificuldades que encontra nos atendimentos realizados pelos agentes públicos e sugerir melhorias.

“Achei maravilhoso porque a gente sabe que tem gente que se importa com a gente. É um trabalho bonito, mas tem muitas pessoas nas ruas que nem sabem que existem essas discussões. É a primeira vez que eu participo de uma reunião assim”, disse Emanuel, que, na oportunidade, falou para quase 40 membros do GTPOP.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, ouvir o usuário é uma maneira muito importante para a construção de políticas públicas eficazes. “Estamos trabalhando por eles, então a prioridade é deles. O que fizemos foi organizar os processos do GTPOP em áreas específicas, para que todos os casos de risco sejam mapeados, tendo sempre este retorno e ouvindo sempre a população atendida pelos nossos serviços”, completou a secretária disse Juliana.

Além dos assuntos relacionados às unidades de atendimentos, ainda foram discutidos na reunião do Grupo os novos métodos de trabalho das equipes de Abordagem Social e os estudos de caso, onde são apresentadas as demandas da população de rua às secretarias responsáveis pelos ​direitos​ reivindicados.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate