Educação firma parceria para inclusão social de catadores

Educação firma parceria para inclusão social de catadores

Alfabetizar jovens e adultos que trabalham com materiais recicláveis e estão fora da idade escolar, para que eles possam se associar e administrar seus próprios negócios. Com esse objetivo, as secretarias estaduais da Educação e do Esporte (SEE) e do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) firmaram parceria para melhorar o nível de escolaridade dos catadores do Estado, numa perspectiva de inclusão social.

“Como os lixões terão que ser desativados, estamos nos reunindo para colocar em prática o projeto interministerial que visa melhorar a escolaridade dos catadores de materiais recicláveis, para que eles possam se associar em cooperativas, tenham acesso aos projetos de geração de renda e saiam da situação de extrema pobreza”, explicou Adeilma Fonseca, gestora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Alagoas.

Segundo ela, a Secretaria Estadual da Educação vai ofertar, na 8ª etapa do PBA em Alagoas, cerca de duas mil vagas para a alfabetização dos catadores da capital e do interior. As inscrições já começaram e prosseguem até meados de junho, nos locais de trabalho dos catadores. Em Maceió, a parceria conta também com a participação da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

De acordo com Adeilma Fonseca, como já lidam com catadores de materiais recicláveis, os técnicos da Slum estão articulando junto com a SEE a formação das turmas de alfabetização. Até então, duas turmas já foram formadas e as aulas começam a partir de 19 de junho. “Além da alfabetização, essas pessoas terão acesso a outros programas de inclusão social, como o de emprego e renda”, informou Adeilma.

‘Juntos Catamais’

Para traçar um cronograma de visitas aos municípios que estão organizando seus aterros sanitários, técnicos das duas secretarias se reuniram na manhã desta quinta-feira (29/05)0, no Centro de Formação dos Servidores da Educação (Cenfor). “A ideia é ajudar a organizar esses trabalhadores em cooperativas, para que eles tenham acesso às políticas públicas”, afirmou Georgia Jatobá, coordenadora do Projeto ‘Juntos Catamais’.

Segundo ela, de acordo com o IPEA, Alagoas conta com cerca de 8,6 mil catadores de materiais recicláveis. “Desses, 2.800 serão contemplados pelos programas sociais oferecidos pelo governo do Estado, em pelo menos onze municípios”, informou Georgia. “Com isso, estaremos dando um grande passo no processo de inclusão social e produtiva desses trabalhadores”, acrescentou.

Geórgia Jatobá disse ainda que o Projeto ‘Juntos Catamais’, lançado em outubro de 2013, trata do fortalecimento das organizações coletivas de catadores de materiais recicláveis, por meio de Empreendimento Econômico Solidário. “Com o suporte do projeto, esses trabalhadores terão melhores condições de trabalha e acesso a benefícios sociais para que possam caminhar com as próprias pernas”, concluiu.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate