PEC do Trabalho Escravo é aprovada no Senado e vai à promulgação

PEC do Trabalho Escravo é aprovada no Senado e vai à promulgação

Após 15 anos de tramitação, o Plenário do Senado aprovou por unanimidade, com 59 votos favoráveis no primeiro turno e 60 no segundo, a chamada PEC do Trabalho Escravo (PLS 432/2013). O texto estabelece a expropriação de terras, rurais ou urbanas, onde for registrada exploração de mão de obra e condições de trabalho semelhantes ao de escravo.

– É uma vitória cheia de significados para o Senado e para toda a sociedade brasileira. O Senado resgata uma histórica dívida com o Brasil – afirmou Renan Calheiros.

De acordo com a PEC, as áreas irregulares serão destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.

A PEC segue agora para promulgação, que foi marcada para quinta, dia 29. Vários senadores se manifestaram a favor da proposta. A aplicação da medida de expropriação, no entanto, dependerá ainda de regulamentação em lei específica, depois de aprovação de uma subemenda no Plenário.

A Comissão Mista de Regulamentação Constitucional deve votar a proposta de regulamentação na próxima semana, conforme anunciou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da matéria.

Rural BR

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate