Horticultores do Agreste viajam para conhecer produção do Ceará

Horticultores do Agreste viajam para conhecer produção do Ceará

Produtores, técnicos e secretários de agricultura de municípios da região Agreste de Alagoas estão participando de uma missão técnica à Chapada da Ibiapaba, no Ceará, para conhecer experiências da Cadeia Produtiva de Hortaliças Cearense, como também articular possíveis parcerias para futuras ações do Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste. A comitiva saiu do município de Palmeira dos Índios na manhã desta segunda-feira (26), com destino aos municípios cearenses de Ubajara, São Benedito e Tianguá.

A missão técnica está sendo realizada pelo Sebrae, com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Emater e Instituto Argolos/CE. De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, a ida faz parte do plano de ação do Arranjo para o ano de 2014. “Estamos sempre procurando executar ações em que os produtores possam aprender novas técnicas, uso de agrotóxicos, colheita e pós-colheita, entre outros aspectos”, explica.

A Chapada do Ibiapaba fica localizada na divisa dos Estados do Ceará e Piauí. As serras que a compõe são grandes produtoras de hortaliças que escoam a produção para várias redes de supermercados locais, estados vizinhos e para a Europa. Apresenta vastas áreas de produção de hortaliças no manejo convencional e orgânica; núcleos produtivos organizados em associações e cooperativas; áreas de produção familiar e privada; tecnologia para o manejo de irrigação; além de unidades de beneficiamento e packing house.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate