Alunos criam tipo de farelo para aves à base do pedúnculo caju

Alunos criam tipo de farelo para aves à base do pedúnculo caju

O projeto “Pseudofruto do Anacardium Occidentale como base para a ração de aves” da Escola Estadual da Nossa Senhora da Conceiçao, no município de Lagoa da Canoa, tem como objetivo principal o auxílio na produção de pequenos produtores rurais da região.

Orientados pela professora Luciana Terner, os alunos Israel Cândido e Deivid Santos iniciaram a pesquisa entre os anos de 2012 e 2013. “Os próprios alunos que tiveram o incentivo de começar a pesquisa para que não houvesse o desperdício do pedúnculo do caju. Geralmente, as pessoas só querem usar a castanha do caju”, explica o coordenador do projeto, Manuel Gomes da Silva.

A pesquisa descobriu que o farelo do caju tinha semelhanças com o farelo do milho, usado na alimentação das aves. O farelo precisa, no entanto, de um complemento nutricional para ser acrescido a ração dos animais. Israel e Deivid conseguiram unir o farelo do caju a cascas de ovos, de batatas e cenouras e complementaram a alimentação das aves.

“A pesquisa ainda continua. O objetivo é mostrar ao produtor rural o material produzido e ensiná-los a produzir, atendendo aos trabalhadores da região de Lagoa da Canoa”, atenta Manuel.

Para a pesquisa, os alunos contam com uma bolsa cedida pelo Ministério da Educação. A Secretaria de Educação patrocina as viagens e hospedagens dos alunos. “No projeto, vemos o crescimento deles, que eles estão aprendendo e isso é o mais importante”, conclui o coordenador.

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate