Maceió recebe 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado

Maceió recebe 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado

Dando continuidade as ações iniciadas nessa quarta-feira (21), em Arapiraca, a capital alagoana foi sede, na manhã de ontem (22), do 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município aprovado. O evento teve como temáticas o Primeiro Fórum Comunitário e a implementação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), objetivando orientar membros da liderança adolescentes, gestores, conselheiros e técnicos municipais na participação social obrigatória do selo na região do semiárido.

Para a coordenadora do selo Unicef nos estados de Paraíba, Pernambuco e Alagoas, Conceição Cardoso, esse é um momento de troca entre os municípios no compartilhamento de suas histórias e conquistas. “As capacitações atuam como um processo extremamente rico, onde podemos ver o crescimento de cada região e orientá-las no avanço de suas ações”, afirmou. “Os representantes expõem seus modelos de articulação e de sensibilização com os gestores e a sociedade civil que é primordial para o cumprimento de políticas públicas voltadas aos direitos e deveres da criança e do adolescente”.

Responsável pelo Comitê do Pacto em Alagoas, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) acompanha a evolução individual de cada município, promovendo capacitações desde 2013. “Estamos sempre buscando nos aproximar dos representantes em cada região. Esse projeto é importantíssimo para as crianças e adolescentes, já que proporciona o crescimento da garantia de seus direitos e deveres. Nesse sentido, somos destaque na redução de mortalidade infantil no país, por exemplo, alcançamos um índice de 87,9%, sendo reconhecidos internacionalmente”, enalteceu a secretária executiva do Comitê Estadual do Pacto, Alexandra Lages.

A execução dos fóruns, assim como o funcionamento do Núcleo de Cidadania compõe dois dos 32 critérios exigidos pelo Unicef no processo de aprovação do Selo para cada município. Atuando no processo de diagnóstico da realidade dos adolescentes, o 1º fórum traça as metas a serem cumpridas até maio de 2016, baseado nos indicadores colhidos, para que em um segundo momento, sejam avaliados os avanços alcançados, desempenhando um papel fundamental na caminhada pelo Selo.

Nesse contexto, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes apresenta-se como mais um dos elementos previstos pela metodologia de avaliação do Selo Unicef, como espaço de discussão na garantia de atuação protagonista dos adolescentes. Ele funciona como um espaço de encontro, formação e debate dos jovens sobre assuntos que afetam as suas vidas, qualificando-os nas lideranças do selo para a transformação de sua comunidade.

“Um grande problema que nós temos é a falta de interesse dos adolescentes em quererem participar. A linguagem utilizada ainda é muito distante da nossa, existem muitos termos técnicos que nós não dominamos e que acaba, muitas vezes, criando uma barreira para que o adolescente se expresse. Acredito que promover espaços mais dinâmicos e descontraídos vão aproximar os adolescentes, é importante que se mostrar o porquê e não como refletir”, destacou Daniel Magalhães, representante dos adolescentes de Novo Lino.

Atualmente, são 57 municípios do semiárido alagoano inscritos no Selo Município Aprovado. A adesão significa um esforço no cumprimento das políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência, na busca universal dos direitos e melhoria da qualidade de vida dos jovens. Aquele município que cumprir 18 dos 32 critérios exigidos pelo projeto, ganhará um reconhecimento internacional, contribuindo diretamente para a construção de uma vida social adequada as crianças e adolescente do semiárido e da Amazônia Legal.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate