Agricultores de Palmeira recebem informações sobre praga que atinge plantações

Agricultores de Palmeira recebem informações sobre praga que atinge plantações

Agricultores, produtores e técnicos da Secretaria de Agricultura de Palmeira dos índios estiveram atentos na manhã desta terça-feira (20) às explicações de Maria José Rufino, Gerente de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O tema central tratou da existência da lagarta Helicoverpa Harmigera, que vem atacando plantações de tomate, milho e feijão em nosso Estado.

O empenho da prefeitura municipal é de fundamental importância para alertar esses que dependem da terra para sobreviver, pois como explicou a técnica o aparecimento da praga pode ser fatal para a plantação. “É uma preocupação muito grande, pois ela (a lagarta) sobrevive a mudanças de clima facilmente e tem atacado muitas plantações. Estamos no combate junto às secretarias e o governo já desenvolvendo técnicas e produtos que ajudem os agricultores nas suas lavouras”, ressaltou a gerente.

No auditório, atento e recebendo todas as informações, estava o agricultor Elídio Silva, residente no Sítio Baixio em Palmeira dos Índios. Elídio planta mandioca, milho e feijão, sendo essas duas últimas culturas as mais atacadas pelo novo tipo de praga. “Eu espero que esses estudos, essas pesquisas que estão sendo feitas, acabem com essa lagarta. Pelo menos a gente já sabe o que acontece e agora vai saber identificar e acabar com essa danada”, ressaltou o agricultor.

Já estão sendo divulgados novos calendários de plantio para informar aos agricultores e produtores os períodos corretos a fim de evitar que a praga ataque as lavouras e plantações. “O agricultor pode procurar a secretaria de agricultura e se informar sobre como identificar e combater a Helicoverpa e sobre os calendários de plantio da próxima safra. Juntos, caminhamos para melhorias na vida dos agricultores e da vida no campo. A prefeitura já conta com o apoio de órgãos como Emater, Adeal e tantos outros pra ajudar a melhorar ainda mais a vida no campo dos nossos agricultores”, alerta o secretário de Agricultura de Palmeira dos Índios, Paulo Henrique.

A palestra

Maria José explanou todo o desenvolvimento da lagarta, que ataca cerca de 80 a 100% das plantações, deixando agricultores de todo o Estado em alerta, visto que ainda não há um produto específico para combater a praga. Além do combate às pragas, órgãos e secretarias de agricultura estão á disposição do agricultor para ajudá-lo e orientá-lo no que necessitar. O Secretário de Agricultura do município, Paulo Henrique, avisa que em caso de suspeita da lagarta em alguma plantação, que seja contatado a ADEAL e a Secretaria de Agricultura para os procedimentos cabíveis no combate à praga.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate