Laboratório confirma foco da Cochonilha Rosada em Alagoas

Laboratório confirma foco da Cochonilha Rosada em Alagoas

Foi confirmada por laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura a presença da praga cochonilha rosada em Alagoas. As amostras foram coletadas em uma propriedade localizada no Benedito Bentes, em Maceió, por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

O material foi enviado para análise no Laboratório Agronômica, no Rio Grande do Sul. A praga foi encontrada nas culturas de graviola, goiaba, acerola, manga, jaca, carambola, cupuaçu, cajá, hibiscus, abóbora, sabiá e velame.

De acordo com a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária da Adeal, Maria José Rufino, a cochonilha rosada é uma praga quarentenária. “Ela ataca mais de 200 espécies frutíferas e plantas ornamentais, tendo  ocorrências registradas apenas nos Estados de Roraima, Espírito Santo e Bahia”, informou a gerente da Adeal.

Considerando o avanço nacional da praga, técnicos da Adeal participarão em Salvador, nos dias 27 e 28 deste mês, do Workshop sobre Cochonilha Rosada do Hibisco (Maconellicocus hirsutus). A capacitação contará com a presença de representantes dos órgãos de defesa também dos Estados de Sergipe e Pernambuco, além de representantes do Ministério da Agricultura.

O evento, que objetiva traçar estratégias para ação conjunta de manejo da praga, será promovido pela ADAB em parceria com o MAPA-SFA/BA, Ceplac, Embrapa Mandioca e Fruticultura e Seagri/Bahia.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate