Comissão Estadual da Verdade participa de reunião em São Paulo

Comissão Estadual da Verdade participa de reunião em São Paulo

O novo coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, Delson Lyra, participou na segunda-feira (19), em São Paulo, da reunião de trabalho convocada da Comissão Nacional da Verdade (CNV). O encontro aconteceu no auditório do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, onde compareceram 34 Comissões.

Segundo Delson Lyra, que substitui o padre Manoel Henrique na coordenação da Comissão, os trabalhos se desenvolveram das 10 às 18 horas, tendo como foco principal orientar as contribuições das comissões parceiras na elaboração do relatório conclusivo da Comissão Nacional, cujas atividades se encerrarão em dezembro de 2014.

De acordo com Delson Lyra, que esteve acompanhado do consultor da Comissão e superintendente de Direitos Humanos, Geraldo Majela, as comissões parceiras foram estimuladas a apresentar relatórios e documentos a respeito das atividades realizadas, no menor prazo possível, mesmo que as atividades de muitas delas continuem por mais tempo, com destaque para resultados sobre casos investigados, valendo destacar os seguintes temas: mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres relacionados com a repressão política; autoria de graves violações de direitos humanos motivada por repressão política; estruturas, órgãos e instituições relacionadas com a repressão política; identificação de locais de tortura, extermínios e prisões clandestinas; graves violações de direitos humanos contra populações indígenas, trabalhadores rurais, populações camponesas e indígenas.

A Comissão Jaime Miranda já realizou 18 sessões de depoimentos de vítimas e familiares de vítimas alagoanas da repressão política, tanto as ocorrências verificadas no Estado, quanto fora. “A comissão concentrará seus esforços na conclusão da colheita de depoimentos e intensificará a busca de documentos relacionados aos eventos, de sorte que apresente relatório parcial até 31 de julho de 2014. Esse relatório será encaminhado à Comissão Nacional e será divulgado publicamente. A comissão foi constituída por lei estadual com prazo de 2 anos, encerrando suas atividades em junho de 2015”, completou Delson.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate