Safra brasileira de laranja deve superar em três vezes a da Flórida

Safra brasileira de laranja deve superar em três vezes a da Flórida

A colheita de laranja começa no próximo mês e o setor produtivo ainda não recebeu a indicação dos preços a serem praticados pelas indústrias. O mercado estima que a safra deste ano seja de 308 milhões de caixas, volume três vezes superior ao colhido na Florida (EUA), principal concorrente brasileiro. Os Estados Unidos estão com sucessivos prejuízos na colheita em função do greening.

– A safra já está pronta para ser colhida, mas segundo informações, possivelmente a realização de contratos com produtores ocorra a partir do início de junho. Então, aí sim, ela será negociada com o produtor, saberemos qual variedade será negociada e os valores – pontuou Marco Antônio dos Santos, presidente da Câmara Setorial da Citricultura.

O preço mínimo da fruta ficou determinado em R$ 11,45 a caixa de 40,8 kg, mas o decreto ainda não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). O setor aguarda, ainda, o anúncio de leilões de Pepro, que não ocorreram no ano passado. A exemplo de 2012, produtores estimam R$ 120 milhões em negócios.

Os assuntos foram debatidos na tarde desta quinta, dia 15, na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura. O setor também espera a liberação de um inseticida capaz de combater com mais eficácia a doença do ácaro da leprose, presente nas principais regiões produtoras do país.

– Ainda não temos uma previsão para a liberação [do produto]. Estamos trabalhando em cima de regime de prioridade. As principais, hoje, são claramente soja – ferrugem da soja – e café – broca do café –, que têm problemas fitossanitários gravíssimos. O citrus também está na pauta de discussão e assim que a gente tiver espaço para poder fazer um esforço para registro, atuaremos nesse sentido – afirmou o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Luis Rangel.

Rural BR

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate