Gripe: Unidades vacinam até atingir meta do Ministério da Saúde

Gripe: Unidades vacinam até atingir meta do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) informa que a Campanha contra gripe não será encerrada nesta sexta-feira (16). Por orientação do Ministério da Saúde, será dada continuidade à campanha até que a meta seja atingida. O objetivo é de vacinar 80% do público-alvo, o que corresponde a mais de 200 mil alagoanos.

“Até o dia 16 de maio manteremos as equipes extras volantes, distribuídas nos shoppings e supermercados. A partir da segunda-feira (19), a vacina estará disponível apenas nas Unidades de Saúde”, frisa Júlia Oliveira, coordenadora do PNI da SMS. A coordenadora ressalta que o agendamento para a vacinação em domicílio, para pessoas acamadas ou idosos que não podem se locomover, continua sendo feito pelo telefone 3315-5221.

Dados da coordenação do PNI dão conta de que até o dia 8 de maio, primeira semana da campanha, 67.656 doses foram aplicadas, o que corresponde a 36% do total da meta. “Nessa última semana acreditamos ter chegado a um percentual de quase 70%”, estima Júlia, que acredita conseguir atingir o objetivo do Ministério da Saúde até o final do mês de maio.

O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu como público-alvo da campanha crianças de seis meses a 05 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto), reeducandos, funcionários do sistema prisional, povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

Ainda de acordo com Júlia Oliveira, a vacina é aplicada no período que antecede o inverno, pois é a época onde há maior circulação da doença. “A criação de anticorpos após a aplicação da dose demora cerca de três semanas, então é necessário que as pessoas se vacinem antes para garantir a imunização e evitar que a doença evolua para formas mais graves como pneumonia ou mesmo a Influenza”, finaliza.

Segundo dados do Ministério, a vacinação contra a Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalização por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate