Cid e Ciro Gomes tentam derrubar Carimbão da liderança do PROS

Cid e Ciro Gomes tentam derrubar Carimbão da liderança do PROS

A guerra aberta e escancarada com os poderosos políticos cearenses Cid e Ciro Gomes pode custar caro ao líder do PROS na Câmara Federal, Givaldo Carimbão.

O deputado federal Domingos Neto, PROS-CE, ligado aos Gomes, foi instruído a fazer uma lista pedindo a destituição de Carimbão da liderança do partido. O parlamentar teve sucesso e conseguiu 11 assinaturas – sendo cinco de deputados cearenses.

O número seria suficiente para a troca do líder porque a bancada tem 20 deputados. Seria. Mas na prática a lista articulada pelo deputado cearense não deu em nada – até agora.

Eurípedes Junior, presidente do Pros, nem sequer quis receber a carta pedindo da substituição e avisou, em alto e bom som, que Carimbão fica onde está.

Em que pese a verborragia característica de Ciro Gomes, que costuma xingar adversários e fazer acusações as vezes gratuitas, o episódio que levou ao confronto com Carimbão deve resultar mesmo é no afastamento dele e do irmão do partido.

Carimbão agiu em sintonia com a direção nacional do partido ao pedir, na semana passada, a troca de Francisco Teixeira, no Ministério da Integração Nacional. O cargo que era da cota do PSB passou para a cota do PROS. O governador Cid Gomes, embora não tenha assumido a indicação de Teixeira, que é cearense, reagiu com força contra sua substituição.

Desde então o caldo entornou. O PROS ameaçou romper com o governo Dilma Rousseff e Ciro avisou que não aceitaria “chantagens” para colocar um “corrupto” no ministério.

A permanência de Carimbão na liderança do PROS é uma derrota para Cid e Ciro que agora já estão pensando até em deixar o partido, mesmo com todas as implicações legais e com os problemas que podem enfrentar nas eleições deste ano.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate