Pronatec Maceió formou mais de 1.500 alagoanos nesta segunda-feira

Pronatec Maceió formou mais de 1.500 alagoanos nesta segunda-feira

Ocorreu nessa segunda-feira (12) a primeira Formatura Pronatec 2014 no Estado, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Mais de 1500 alunos que fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria participaram do evento, representando os mais de 80 cursos de formação inicial e continuada realizados em Maceió. A ministra Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da formatura, representando a presidenta da República, Dilma Rousseff.

Na oportunidade, Campello destacou as mudanças que o Brasil vem passando e a necessidade de investimentos na capacitação de novos profissionais. “O Pronatec não oferece somente melhoria de qualidade de vida, ele significa também um País que cresce com mão de obra qualificada. A estimativa era alcançar um milhão de vagas preenchidas até dezembro de 2014, mas conseguimos bater essa meta dez meses antes do prazo, em março deste ano. Isso mostra que a população quer mudar de vida”, ressaltou a ministra.

O projeto de Formaturas Pronatec 2014 é uma idealização do Governo Federal em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da ação dos quatro ofertantes do Pronatec no Estado de Alagoas – Senai, Senac, Senat e Ifal – e representantes da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades), além da parceria com a prefeitura de Maceió. O evento de hoje faz parte de uma sequência de 21 formaturas que estão sendo promovidas em todo o país no mês de maio.

“Essa é uma formatura simbólica. O nosso maior objetivo é dar visibilidade aos alunos, fazer a sociedade entender que existem 1.500 novas pessoas capacitadas profissionalmente e prontas para o mercado de trabalho”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha.

Cursos

Os cursos de auxiliar administrativo, operador de computador, frentista, camareira em meios de hospedagem e eletricista instalador predial de baixa tensão estão entre os mais procurados da capital.

A oradora Rosenilda Pequeno da Silva, de 38 anos, formanda em informática básica, ressaltou a importância do Pronatec em sua vida “Depois de muito tempo ociosa, retomei meus estudos. Com muita dificuldade consegui me formar. Sou vendedora autônoma e o curso de informática me ajudou a desenvolver diversas possibilidades de crescimento no meu ramo. Além disso, o Pronatec me proporcionou professores capacitados que puderam me preparar para o mercado de trabalho, fazendo-me sentir confiante na busca de novos desafios”, disse.

Atualmente, a capital alagoana se consolida como a 2ª maior cidade do Brasil em número de alunos matriculados, sendo, inclusive, referência nacional em qualidade de mobilização. Nos anos de 2012-2013, o Estado conseguiu alcançar a marca de 30.775 matrículas nos cursos do Pronatec, firmando-se nessa ação que se apresenta tão bem articulada por ofertantes e demandantes da região.

Além de Maceió, a solenidade também terá a formatura de estudantes de Arapiraca, Marechal Deodoro, Coruripe, Murici e Satuba.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate