Funcionário de Naviraí é o animal mais valorizado da Expozebu 2014

Funcionário de Naviraí é o animal mais valorizado da Expozebu 2014

No ano em que a Expozebu comemora seus 80 anos de tradição em busca pela melhoria genética do Zebu brasileiro, Funcionário de Naviraí foi avaliado em R$ 1.680.000,00, considerado o animal mais valorizado do evento. A comercialização de 50% de suas cotas foi realizada durante o 29° leilão Naviraí e o investimento foi feito em três cotas iguais entre grandes parceiros: Alfredo Zamlutti, Alta e Verdana Agropecuária.

Desde que deixou a Fazenda Santa Marta em Naviraí/MS, em 2009, a casa de Funcionário tem sido a sede da Alta, localizada em Uberaba/MG. Em sua vida produtiva, nos últimos cinco anos, Funcionário comercializou quase 200 mil doses de sêmen. Só no ano de passado foram 50 mil, e em 2014 o touro já vendeu mais de 15 mil doses.

Segundo o gerente de produto Corte Zebu da Alta, Rafael Jorge de Oliveira, a valorização do animal se deve “a propriedade de transmitir aos descendentes características como uniformidade, conformação, precocidade de acabamento nos machos e precocidade sexual nas fêmeas”.

De pedigree consistente, Funcionário é conhecido por produzir grandes touros de central, como Max de Naviraí, além de ser uma excelente opção para linhagem Ludy e Iguaçu.  Possui frame moderado, lombo largo, virilha baixa, costelas profundas e bem arqueadas. Sua produção é destaque nos mais renomados criatórios do país, por apresentar boa caracterização e, principalmente, volume de carcaça e muita musculatura. “Ele é bem caracterizado, de chanfro curto e a pelagem firme. Em seu pedigree ascendem Tecelão de Naviraí e Rambo MN”, comenta Marcos Labury Gonçalves, técnico de corte da Alta com mais de 30 anos de experiência em seleção e melhoramento genético.

 

Agrolink

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate