Cooperativismo é fortalecido no Litoral Norte

Cooperativismo é fortalecido no Litoral Norte

Pedro Elias dos Santos, o Pedro Farofa, 70 anos, é uma pessoa persistente e também vencedora. No começo, há 16 anos, seu Pedro fundou sua associação, 28 pequenos produtores da região de Porto Calvo, no assentamento Conceição. Vivia na mão do atravessador, não tinha escoamento, nem recursos, nem técnica de manejo ou de vendas, as sementes não eram de boa qualidade.

“O atravessador leva tudo, o prejuízo era grande, não tínhamos outra forma de vender. Quando levávamos mercadoria para a feira, já chegava estragada, ou dava de graça, e deixávamos para trás”, lamentou seu Pedro Farofa, que é presidente da Coopernorte (Cooperativa dos Produtores Rurais da Região Norte).

Hoje seu Pedro Farofa está radiante com os resultados acontecidos nos últimos anos, quando a partir de 2012, sua cooperativa saltou dos 28 pioneiros para 500 pequenos agricultores assentados, agora presente em 12 municípios da região Norte. Desde 2012, seu Pedro vive o inverso do seu tempo de ir á feira a pé. O governo de Alagoas repassou caminhões, tratores, sementes e assistência técnica.

Com o apoio do governo, a Coopernorte produz 100 toneladas mensais, com vendas diretas para a Conab, e ponto de recepção para as vendas nas feiras locais.
Só na região Norte o governo repassou – em parceria com o governo federal – cinco caminhões para escoamento da produção. A ação beneficia a mais de 1.500 produtores no total.

Pelo programa de sementes, a região Norte recebeu 26 mil quilos. Em todo o Estado, o governo vai entregar um milhão de quilos de sementes, com 100 mil famílias beneficiadas. Para comparar, em 2007, foram 45 mil toneladas.

“Hoje somos 500 pequenos agricultores colhendo boas safras. O governo entrou com assistência técnica e equipamentos, como caminhão e trator. Está tudo aqui na nossa fazenda, é só ver o resultado do nosso trabalho, da plantação das sementes à colheita da safra. Hoje não estamos sozinhos, com o apoio do governo a coisa clareou, já andamos como nossos próprios pés”.

Agencia Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate