Cerest Maceió realiza ações de conscientização sobre assédio moral

Cerest Maceió realiza ações de conscientização sobre assédio moral

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió vem reforçando a conscientização com diversos públicos acerca da questão do assédio moral. A última mobilização aconteceu em parceria com a a Faculdade Maurício de Nassau, onde os profissionais do Centro puderam sensibilizar os estudantes e e funcionários, durante a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, celebrado no dia 02 de maio, com a distribuição de materiais sobre o tema e outros agravos que acometem a saúde do trabalhador.

Nessa atividade, a psicóloga Karoline Felix inicia os trabalhos em salas de aula dando breves informações sobre o que é o Cerest e sua importância não só para a área de saúde, mas também para todos os trabalhadores. Em seguida, a assistente social Mireulle Galvão faz uma explanação sobre o que é considerado assédio moral, como se proteger e também denunciar este tipo de violência.

“É importante que a gente comece a propagar as informações sobre o assédio moral e a Saúde e Segurança do Trabalhador no início da formação profissional, daí a importância da realização desse tipo de evento nas faculdades, pois os universitários servem como um pólo de irradiação de conhecimento e é através deles que podemos mudar a realidade dos nossos trabalhadores”, afirmou a psicóloga Karoline Felix.

Mireulle Galvão ressalta que esse trabalho junto às faculdades também propicia ao aluno o conhecimento das diversas ações desempenhadas pelo Cerest. “Eles sabem que podem contar conosco como fonte de informações e serviços, através das diversas ações de promoção e prevenção à saúde e segurança do trabalhador que nossa equipe pode oferecer”, explicou a assistente social.

O que é assédio moral?

Assédio Moral no Trabalho é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se ainda pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação aos seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e culpabilizada.

Saiba onde denunciar o Assédio Moral em Alagoas:

Ministério da Saúde – Núcleo do Trabalhador do Estado

Av. Duque de Caxias nº 978, Jaraguá – Maceió (AL) – CEP: 57020-950

Fone: (82) 3315-1114 Fax: (82) 3338-8899

Delegacia Regional do Trabalho – Núcleo de Combate às Desigualdades de Oportunidades no Trabalho.

Rua do Livramento nº 91, Centro – Maceió (AL) – CEP: 57020-030

Fone: (82) 3215-4333 fax: (82) 3215-4335

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate