Cartões de inscrição de exame de certificação já estão disponíveis

Cartões de inscrição de exame de certificação já estão disponíveis

Os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental já podem acessar o seu e-mail para imprimir o cartão de inscrição com o local e horário da prova. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será realizado em todo o país no dia 1º de junho e, em Alagoas, as provas serão aplicadas em Maceió e Santana do Ipanema.

Voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o Encceja totalizou 112.577 inscritos em todo o país, um número 7,5% superior ao registrado no ano passado, quando 104.663 pessoas participaram. Em Alagoas, foram 1.172 inscritos, sendo que 1039 farão provas em Maceió e 133 em Santana do Ipanema.

Rubens Lima, técnico da Gerência de Formação Inicial e Continuada da SEE e responsável pela organização do exame no Estado, informa que o Inep já começou a enviar os cartões de inscrição para os e-mails dos candidatos. “O documento será enviado para o endereço registrado no ato da inscrição e os candidatos devem estar atentos aos seus e-mails”, orienta.

O Inep também disponibilizou em seu site material que subsidiará o estudo dos candidatos para a prova. Para baixar os arquivos, basta acessar o endereçohttp://portal.inep.gov.br/web/encceja/livro-do-estudante-ensino-fundamental.

Provas – O exame será realizado no dia 1º de junho, com provas aplicadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – escolas Moreira e Silva, Laura Dantas e Princesa Isabel – em Maceió e na Escola Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema.

No horário da manhã – das 8h às 12h- serão aplicadas as provas de Ciências Naturais, História e Geografia, enquanto, à tarde (das 14h às 19h), os candidatos respondem a questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.

Rubens Lima alerta os candidatos em relação ao horário e outras regras do exame. “É preciso que eles cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência portando caneta esferográfica de tinta preta e material transparente, cartão de inscrição e documento original com foto, que pode ser a identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou reservista” avisa o técnico.

Será aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, cem pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas (Prova I: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; Prova II: Matemática; Prova III: História e Geografia e Prova IV: Ciências Naturais) e até cinco pontos na Redação (que vale de 0 a 10).

Agencia Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate