Embratur convida Maceió a participar de festival internacional

Embratur convida Maceió a participar de festival internacional

Com o objetivo de representar o Brasil  no festival Luminara di Santa Croce, em Lucca, na Toscanae estreitar as relações com a Itália, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Vinicius Palmeira, se reuniu com o presidente da Embratur, Vicente Neto, em Brasília,  para convidá-lo a participar do evento internacional.

Maceió recebeu o convite para participar do festival, que reúne mundialmente membros da associação Lucchesi nel Mondo. A capital alagoana tem uma forte ligação com a cidade de Lucca, na Toscana italiana. Um de seus filhos, Luigi Lucarini (1842-1907), foi o arquiteto que planejou grandes patrimônios de Alagoas, na virada do século XIX para o século XX. “Esse mestre foi o responsável por mudar a ‘cara’ da cidade, de uma vila para uma cidade capital. Monumentos e ruas compõem uma beleza arquitetônica única que modernizaram Maceió e que guardam a história do estado”, afirmou Vinicius Palmeira.

O arquiteto italiano construiu o Teatro Deodoro, considerado sua obra prima, o Palácio Floriano Peixoto, sede do governo estadual, o Palácio da Intendência, que foi sede do governo municipal, o Tribunal de Justiça e a Santa Casa de Misericórdia,  em Maceió. Lucarini casou-se com uma alagoana e escolheu a capital como cidade domicílio, onde trabalhou e criou seus filhos. Uma relação cultural que se estreitou em um pacto de amizade com a cidade italiana de Lucca.

“Recebemos da associação total apoio. A presença da Embratur no evento vai trazer um aporte não só de capital, mas de institucionalidade também. O escritório de Roma, que atua para ações do Brasil na Itália, ficará à nossa disposição para as ações promocionais em Lucca”, disse o presidente da FMAC.

A Embratur garantiu que estará presente com Maceió na promoção das atividades culturais que serão realizadas durante o festival“Nos comprometemos a estudar todos os mecanismos de apoio a esta importante iniciativa de irmandade com a cidade italiana no sentido de buscarmos não só ações de relação pública, mas também ações de divulgação da cultura brasileira e incentivo ao turismo no nosso país”, acrescentou Vicente Neto.

O festival Luminara di Santa Croce está previsto para setembro deste ano, em Lucca. A celebração junta a tradição religiosa, secular e artística para comemorar a ação dos seus filhos no mundo, dado o contingente de pessoas que emigraram e fizeram história em outros países.

Só no Brasil, 600 mil são descendentes Lucchesis. “A nossa participação nesse festival é muito importante para promover a cultura brasileira, especialmente a de Maceió. Atraindo a atenção não só para o turismo na cidade, mas também para atividade econômica. Uma grande aproximação e abertura de mercado da capital alagoana para a Europa”, declarou Palmeira.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate