Saúde capacita profissionais sobre o tratamento da leptospirose

Saúde capacita profissionais sobre o tratamento da leptospirose

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacita, nesta terça-feira (6), os médicos e enfermeiros dos 102 municípios alagoanos sobre leptospirose – doença transmitida ao homem principalmente no período de chuvas. O atendimento antirrábico humano e acidentes com animais peçonhentos também serão abordados no treinamento que acontece no auditório do Hotel Jatiúca, a partir das 8h.

Segundo o técnico estadual do Núcleo de Controle de Zoonoses, Valmir Costa, a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica tem o objetivo de capacitar os profissionais dos municípios alagoanos sobre o tratamento profilático antirrábico humano, e também no diagnóstico da leptospirose e no tratamento de acidentes com animais peçonhentos.

“A capacitação vai habilitar os participantes a tratar e a diagnosticar a doença em tempo hábil, com o intuito de evitar óbitos e prevenir o surgimento de novos casos”, esclareceu o técnico estadual. Ele acrescentou ainda que profissionais vinculados aos hospitais e ambulatórios no diagnóstico e tratamento dessas doenças participam do treinamento.

Focada no diagnóstico e no tratamento, a programação tem como palestrantes os infectologistas José Maria Constant e Fernando Maia. Médicos do Hospital Escola Hélvio Auto, eles vão capacitar os participantes, respectivamente, sobre o atendimento antirrábico humano e leptospirose e acidentes com animais peçonhentos.

Leptospirose – É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes e inundações. A urina, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate