Eleitores deixam para última hora e enfrentam longas filas no fórum

Eleitores deixam para última hora e enfrentam longas filas no fórum

Eleitores que deixaram para resolver as pendências na Justiça Eleitoral nos últimos dias do prazo estão enfrentando transtornos. Longas filas se formaram no Fórum Des. Moura Castro, localizado no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, no penúltimo dia do prazo para a regularização do título de eleitor.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cerca de 6 mil eleitores devem passar até amanhã pelo fórum. O prazo para regularizar o título de eleitor acaba nessa quarta-feira (07), às 18 horas.

O servente de pedreiro Antonio Monteiro, morador de Guaxuma, era um dos últimos da fila na manhã desta terça-feira, quando a reportagem esteve no fórum. “Estou aqui para transferir meu título de Inhapi para Maceió porque gasto cerca de R$ 200 para me deslocar para votar. Faltei ao trabalho para resolver isso e vou ficar aqui até o final”, disse Antonio.

Os serviços realizados pelo TRE são emissão da primeira via do título, emissão da segunda via, transferência de domicílio eleitoral, transferência de local de votação, retificação dos dados e alistamento. O único prazo que se estende depois da quarta-feira (07) é a emissão da segunda via, que segue até o dia 25 de setembro.

Devido ao grande número de pessoas que passam pelo fórum na última semana do prazo, o horário de funcionamento foi duplicado. O funcionamento inicia às 07h30 e segue até as 18 horas. Porém, nesta terça-feira (06) o atendimento será feito para os eleitores que chegarem ao fórum até 17h. E amanhã, quarta-feira (07), quem chegar ao fórum até 18h será atendido.

De acordo com a juíza responsável pela 3ª Zona Eleitoral, o fato de as pessoas deixarem para a última semana gera grandes filas. “O calendário para a regularização do título de eleitor foi aberto em novembro do ano passado, mas a maioria dos brasileiros deixa tudo para a última hora e a demanda aumenta nos últimos, mas estamos trabalhando para atender a todos”, disse Maria Valéria Lins Calheiros, juíza responsável pela 3ª zona.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos, e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos, e mais de 70. Quem deixa de votar e não justifica a ausência, pode ter o título cancelado, sendo impedido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, retirar passaporte e assumir cargo público.

Documentos 

Quem precisa regularizar a situação deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Para um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.

Quem tem título eleitoral, mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência. É preciso, ainda, residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Segundo dados do TRE, quem completa 18 anos até o dia 05 de outubro, data da realização do primeiro turno da Eleição 2014, é obrigado a votar e precisa fazer o alistamento, sob pena de multa em caso de falta não justificada. Já aqueles que completarão 16 anos até o dia da eleição, poderão optar por participar ou não do processo, já que o voto para eles é facultativo.

Gazeta Web

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate