Cesmac pede apoio do MPE/AL para garantir lisura no vestibular de Medicina

Cesmac pede apoio do MPE/AL para garantir lisura no vestibular de Medicina

O subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Walber José Valente de Lima, recebeu, na manhã desta terça-feira (6), o reitor do Centro Universitário Cesmac, João Rodrigues Sampaio Filho, que pediu apoio do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) para garantir a lisura no vestibular do curso de medicina da instituição. O processo seletivo será realizado na sede da instituição de ensino, em Maceió, nos dias 17 e 18 de maio para mais de mil candidatos de todo o país.

Acompanhado pelo vice-reitor Douglas Apratto e pelo tesoureiro Estácio Valente, João Sampaio manifestou preocupação em coibir todas as tentativas de fraude comuns em vestibulares e concursos de grande concorrência, muitas vezes facilitadas por organizações criminosas. De acordo com a administração superior do Cesmac, haverá contratação de segurança particular e fiscais, cinco tipos de provas por sala, impedimento de entrada de eletrônicos, identificação digital dos candidatos e normas internas para a prevenção da idoneidade do processo seletivo.

“Para nossa maior tranquilidade, em se tratando de certame de atividade integrante do Sistema Nacional de Educação, é que solicitamos o apoio do Ministério Público Estadual para as ações de controle do vestibular, mediante orientação, instrução e ação no que se fizer necessário e dentro da disponibilidade da referida instituição”, disse João Sampaio no documento entregue hoje ao subprocurador-geral.

Walber Valente garantiu que o MPE/AL tomará todas as providências necessárias à lisura e ao sucesso do processo seletivo, que será organizado pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. “Nós estamos à disposição do Cesmac para garantir a segurança do seu primeiro vestibular de Medicina. Considero a instituição um patrimônio de Alagoas e tenho acompanhado os esforços pioneiros da Reitoria na consolidação do curso, como aconteceu com os de Direito e Engenharia anos atrás”, destacou.

Para facilitar a atuação do MPE/AL, o Cesmac disponibilizará estrutura física ao representante ministerial nos dois dias de provas. A cúpula do centro universitário também solicitou apoio das Polícia Federal e Militar para evitar qualquer situação que coloque em risco a credibilidade do processo seletivo.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate