Centro viabilizará iniciativas para geração de energia renovável em Alagoas

Centro viabilizará iniciativas para geração de energia renovável em Alagoas

Representantes do Centro Internacional de Energia Renovável (CIBiogás) se reuniram, nesta terça-feira (6), com dirigentes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para conhecer projetos executados em Alagoas ligados à produção de energia limpa. O CIBiogás atua em âmbito nacional na captação de parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas à geração de energia renovável. A reunião contou com a presença de técnicos do Sebrae Alagoas.

De acordo com o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco, as ações serão voltadas, em um primeiro momento, para o Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste e a Cadeia Produtiva do Leite e Derivados.

“As duas atividades produzem resíduos tóxicos que poluem o ambiente, como a manipueira, no caso da mandioca. Esses resíduos serão coletados e colocados dentro de um ‘biodigestor’ para que sejam formados gases e utilizados como fonte de energia”, explica.

O CIBiogás já realiza trabalhos deste tipo no Estado do Paraná, onde a prática de coleta dos resíduos tornou-se mais uma fonte de lucro dos pequenos produtores. “Antes eles descartavam os resíduos, que contaminavam o solo ou a água e não sabiam dos danos gerados por essa prática. Após o trabalho feito na região, eles comercializam esses produtos reduzindo os custos com a energia”, conta o gerente de Negócios do CIBiogás, Rodrigo Régis.

Ele explica que objetivo do Centro, além de realizar essas ações, é instalar uma unidade em Alagoas para que o acompanhamento das atividades seja mais eficaz, como também capacitar pessoas para a realização do trabalho.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate