Seplande vai implantar cadastro geral de cooperativas alagoanas

Seplande vai implantar cadastro geral de cooperativas alagoanas

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) iniciou a coleta de informações para implantação do Cadastro Geral das Sociedades Cooperativas de Alagoas. Instituída por meio de decreto publicado pelo Governo do Estado, a medida visa mapear as associações em todo o território alagoano, a fim de facilitar a elaboração de políticas públicas e projetos eficazes para o fortalecimento das atividades.

Segundo o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Díaz, as primeiras informações foram fornecidas pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop). Para ele, o cadastro geral permitirá uma análise estatística dos dados coletados.

“Com a catalogação das mais de 400 cooperativas em mãos, podemos agora identificar os locais onde estão instaladas e quais os segmentos mais expressivos, o que fornecerá um diagnóstico mais preciso acerca das necessidades e dificuldades enfrentadas pelos empreendedores autônomos”, esclareceu.

O gerente Beda Díaz explicou ainda que o cadastro geral está sendo realizado por meio de um sistema de georreferenciamento, onde é registrada a localização de cada cooperativa em GPS. Além disso, a ferramenta também fornecerá um questionário qualitativo sobre as sociedades autônomas.

“As perguntas vão abordar não somente a quantidade de cooperativas, mas também o número de funcionários, o perfil dos cooperados, a quantidade de famílias beneficiadas com a renda das atividades, os segmentos que estão crescendo no Estado e os recursos que estão sendo investidos na economia alagoana”, finalizou.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate