Paralapracá: Semed, Instituto C&A e Avante promovem formação

Paralapracá: Semed, Instituto C&A e Avante promovem formação

De 5 a 9 de maio, equipes do Instituto C&A e da Avante, agência formadora do projeto Paralapracá, realizam no Hotel Enseada, a III Formação de Assessores e Supervisores. Serão cinco dias de atividades onde o objetivo é apresentar a proposta de formação à distância do projeto Paralapracá aos profissionais que atuam na Rede de Educação Infantil dos municípios, bem como firmar a repactuação do convênio da Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

No evento, estarão presentes profissionais das quatro cidades do Nordeste que integram o projeto Paralapracá como Natal (RN), Camaçari (BA), Olinda(PE) e Maracanaú (CE). De acordo com a diretora do departamento de Educação Infantil da Semed, Angelina de Melo Araújo, no primeiro dia do evento a equipe formadora fará uma apresentação da linha de base constituída por um estudo feito por meio de entrevistas com os técnicos, a secretária, coordenadores pedagógico, incluindo ainda, as crianças envolvidas no projeto.

Angelina explica ainda que o estudo traça um diagnóstico, que entre outros fatores, apontam os perfis de profissionais e a realidade da Rede a partir do início do projeto (maio). Segundo Angelina, esse será o primeiro encontro de formação de 2014, que acontecerá efetivamente nas quatro cidades participantes, paulatinamente. Nesse sentido, a coordenadora faz uma análise observatória sobre os benefícios da formação, que oportunizou aos educadores a uma nova visão na educação infantil.

“Essas formações são importantíssimas. Já sentimos, por exemplo, mudanças de postura pedagógica dos professores. Os ambientes da educação municipal já possuem novas roupagens com a ideia de criança e infância”, afirma ela.

Para Angelina o projeto Paralapracá tem como foco principal formar os profissionais da educação infantil para trazer as diretrizes curriculares de uma forma mais prática trabalhando a infância e a criança no fazer pedagógico.O projeto trabalha cinco eixos: assim faz arte, assim se faz literatura, assim se explora o mundo e assim se organiza o ambiente e assim se brinca e assim se conta.

As formações acontecem quinzenalmente para 80 coordenadores atendidos de forma direta e indiretamente. “o projeto trouxe para os profissionais uma nova visão da infância e da formação” ressalta Angelina.

Programação
O evento terá cinco dias de programação. No dia 05, segunda-feira, primeiro dia do evento, será promovido a repactuação do projeto Paralapracá e apresentação da pesquisa realizada pela linha de base do Paralapracá, está dirigida apenas para a equipe de Maceió. Ainda no mesmo dia, a programação conta com a presença de representantes dos quatro municípios que participa do projeto. E em seguida acontecerá a socialização de experiência significativa do eixo: Assim se explora o mundo.

No dia 6, terça-feira, haverá o monitoramento acerca dos compartilhamentos do andamento do projeto nos municípios, bem como a apresentação do projeto de expansão nos municípios e de instrumentos de monitoramento.

Na quarta-feira (7) e quinta-feira (08) será a vez da formação do eixo Artes visuais, com atividades culturais. Já na sexta-feira (9), último dia do evento, será a vez da divulgação dos processos de implementação do projeto nas redes, bem como demais alinhamentos sobre atribuições e papeis. No fim do encontro será realizada ainda visitas in loco às unidades escolares de educação infantil.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate