Equipe do PAM Salgadinho realiza reunião científica sobre HIV/Aids

Equipe do PAM Salgadinho realiza reunião científica sobre HIV/Aids

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe de profissional do Bloco I do Pam Salgadinho, realiza no dia 28 de maio, uma reunião científica para discutir o novo protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para adultos com HIV/Aids. O evento acontece no próprio espaço do Bloco I do Pam, a partir das 8h, e o palestrante será o infectologista Renee Oliveira do Nascimento.

No Bloco I do Pam Salgadinho é realizado, diariamente, o teste rápido que detecta no sangue o vírus do HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado do teste sai num intervalo de tempo de 20 minutos, no máximo. O psicólogo que está de plantão faz todo o acolhimento e explica sobre o tratamento, no caso de o resultado dar positivo para o HIV/Aids.

É no Bloco I que as pessoas que vivem com Aids fazem o tratamento e se reúnem uma vez por mês para discutir sobre avanços e problemas enfrentados. A equipe que atende a esses pacientes é formada por infectologistas, dermatologistas, psiquiatra, ginecologista, nutricionista, gastroenterologista, odontólogo, endodontista, enfermeiros, psicólogo, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, assistentes administrativos e farmacêuticos. Todos esses profissionais participarão do evento no dia 28.

“Vamos expor as competências de cada um e adequá-las conforme as novas diretrizes do protocolo”, acrescentou a coordenadora do Bloco I Waldarcir Maria Cavalcanti Rocha.

No encontro, os profissionais do Bloco I também terão a oportunidade de discutir a reorganização do fluxograma do Serviço de Assistência Especializada (SAE) – unidade assistencial de caráter ambulatorial que fixa o paciente portador de HIV/Aids a uma equipe que o acompanhará ao longo do seu tratamento – e também a do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), unidade de saúde que oferece o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, de forma gratuita, atendendo a demanda social, tanto espontânea quanto provocada.

O SAE realiza tratamento especializado em DST/Aids, assistência farmacêutica, acompanhamento aos pacientes, atendimento psicossocial a pacientes e seus familiares. Já o CTA realiza e incentiva à testagem, aconselhamento pré e pós-teste, encaminhamento ao serviço de referência, palestras educativas, desenvolvimento e projetos de prevenção com grupos específicos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate