JC ou Toledo? Pesquisa deve definir vaga de Senado na chapa de Biu

JC ou Toledo? Pesquisa deve definir vaga de Senado na chapa de Biu

Dirigente nacional do Solidariedade, João Caldas foi lançado pelo seu partido como pré-candidato ao Senado em Alagoas.

Com aliança praticamente definida com Benedito de Lira, JC já começou montar a campanha e foi surpreendido, nos últimos dias, pela possibilidade de uma aliança entre o PSB e o PP.

Uma das possibilidades – de acordo com buchichos nos bastidores – seria a dobradinha de Biu (PP) para o governo e Alexandre Toledo (PSB) para o Senado.

João Caldas já avisou a Benedito de Lira que até admite a aliança com o PSB, mas com uma condição: “que seja realizada uma pesquisa e aquele que estiver melhor posicionado será o candidato ao Senado”, adianta.

Caldas não tem a menor dúvida que o critério é o mais justo: “os partidos tem o tempo de TV praticamente igual, ou seja, o peso é praticamente o mesmo, portanto uma pesquisa idônea para decidir qual nome poderá contribuir mais para a coligação seria a maneira mais correta de fazer essa escolha”, pondera.

Por enquanto, como admite o próprio Caldas, a aliança do PSB com o PP é apenas uma possibilidade. “Antes que se defina qualquer coisa quero antecipar minha posição, para que não digam amanhã que não avisei: eu só aceito discutir a pré-candidatura ao Senado com a pesquisa”, aponta.

Meu prognóstico

A aliança entre PSB e PP vem sendo discutida nos bastidores e pode ser fechada nos próximos 15 dias. Existe interesse dos dois lados. O objetivo é ganhar musculatura para enfrentar o candidato da Frente de Oposição. Mas a aliança não será fácil. Ao definir a ida do PSB, o PP reduz a possibilidade de negociar com o PROS, corre o risco de perder o SDD e terá que dar compensações ao PR.

O maior problema, como já disse antes, será equacionar a chapa de deputado federal.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate