Arapiraca adere ao Programa Brasil Alfabetizado

Na manhã da última terça-feira (15), a Prefeitura de Arapiraca recebeu a visita da consultora técnica do Ministério da Educação (MEC), Leyla de Santana, para debater assuntos inerentes ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SME), e contou com a presença de representantes das secretarias de Saúde (SMS), e Assistência Social e Juventude (Semas).

Conforme orientou a consultora do MEC, o município arapiraquense realizou recentemente a adesão do Programa Brasil Alfabetizado, comprometendo-se com a população, em realizar a alfabetização de mais de 4 mil alunos, entre eles jovens e adultos de ambos os sexos, tanto da Zona Urbana, quanto da Rural.

Dentro dos parâmetros estabelecidos para a execução do programa, ficou determinada a realização de uma avaliação cognitiva para a averiguação do grau de escolaridade do aluno.

“Não basta que o aluno obtenha a alfabetização, ele tem de se manter dentro da escola, aprendendo e descobrindo novas formas de conhecimento. A leitura deve estar sempre interligada a metodologia de ensino, ser um exercício permanente dentro da sala de aula”, informou Leyla de Santana.

Nos últimos anos, o município arapiraquense tem se destacado no cenário nacional, através do comprometimento dado a educação, desde a incorporação do sistema de escolas em tempo integral, e as bibliotecas digitais nas praças, as Arapiraquinhas, até o incentivo às atividades para deficientes físicos, com o programa “Esporte Sem Limites”.

A meta de Arapiraca, inicialmente, é de atender mais de 4 mil alunos nos mesmos padrões já aplicados na Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Serão utilizados cerca de 200 alfabetizadores, que serão selecionados através de um Processo Seletivo Seriado (PSS), e em seguida destinados às zonas Urbana e Rural.

Assessoria

Descrição do autor

Redação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa