Com estoque no limite, Hemoal prorroga campanha de doação

Com estoque no limite, Hemoal prorroga campanha de doação

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prorrogou até a próxima quinta-feira (17) a Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa, já que na manhã desta segunda-feira (14) o estoque estava com apenas 46% do volume de sangue mínimo necessário, quando deveria haver 300. O objetivo da prorrogação é sensibilizar os alagoanos para conseguir estabilizar o estoque de sangue da unidade, já que durante o feriado da Semana Santa o consumo aumenta 50%, segundo dados do Centro de Processamento de Dados da Hemorrede Pública de Alagoas.

Para se ter ideia da gravidade da situação, na manhã desta segunda-feira (14) o Hemoal não possuía nenhuma bolsa de sangue das tipagens A, B e AB Negativas. Uma situação que obrigou a direção da unidade a importar sangue do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) durante o final de semana, já que houve aumento das transfusões para atender vítimas de acidentes de trânsito e feridas por arma branca e de fogo.

De acordo com a assistente social, Maria das Graças Padilha, é necessário que as pessoas se sensibilizem e compareçam ao Hemoal até a próxima quinta-feira (17). “Iremos reforçar o atendimento para assegurar que não falte sangue durante o feriadão, já que serão cinco dias de consumo intenso e historicamente a necessidade de transfusões é 20% maior da registrada durante o Carnaval”, informa.

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Atendimento

Para a Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa o atendimento no Hemoal Trapiche irá ocorrer até a quinta-feira (17), sempre das 7h às 18h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento irá ocorrer até a quarta-feira (16), das 7h30 às 11h.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate