Secretaria da Mulher mobiliza novos municípios para pacto contra violência

Secretaria da Mulher mobiliza novos municípios para pacto contra violência

O número de municípios que estão desenvolvendo ações em defesa da mulher está aumentando. Segundo a Secretaria Estadual, os índices aumentaram em Alagoas e, por essa razão é que novas estratégias serão executadas. Na capital, os números subiram de 5.065 ocorrências em 2012 para 5.065 em 2013, em Arapiraca também houve um pequeno aumento, de 351 para 377 ocorrências. Se por um lado aumentam as ocorrências, também demonstra um esclarecimento maior dos direitos da mulher.

Durante a reunião desta segunda-feira, dia 14, na Associação dos Municípios Alagoanos, a superintendente da Secretaria, Solange Vegas, e a assistente, Regina Lopes, apresentaram aos prefeitos a proposta de planejamento básico integral do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Atualmente, existem 20 municípios pactuados e 05 polos: Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Maragogi, São Miguel dos Campos. O governo também está garantindo atendimento especial nas delegacias regionais para garantir o atendimento às mulheres.

Para o presidente da Ama, Jorge Dantas, a desinformação ainda é muito grande. “É importante que seja sistemático, e essa informação venha da escola”, afirmou Dantas. Ele também ressaltou que é preciso ter um fluxo de recursos para manter as campanhas nacionais. A vice-presidente Pauline Pereira também participou da reunião.

Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

O acordo federativo entre o governo Federal, os governos dos Estados e dos municípios estabelece o planejamento de ações que consolidassem a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação de políticas públicas integradas em todo território nacional.

Em Alagoas, o Pacto foi formalizando em julho de 2009. Segundo a equipe da secretaria, na época existiam diversos critérios para a adesão em que poucos municípios conseguiram se adequar, mas a meta é aumentar o número de municípios pactuados e, assim, diminuir os índices de violência contra a mulher.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate