CB adquire equipamento para desabamentos e salvamento veicular

CB adquire equipamento para desabamentos e salvamento veicular

A mais nova aquisição do Corpo de Bombeiros são os conjuntos de almofadas pneumáticas, utilizadas em atividades de estabilização ou elevação de cargas de peso, a exemplo de ocorrências de salvamento veicular, desabamentos, resgate submerso e desmoronamento de estruturas colapsadas, podendo em muitos casos substituir a utilização de guinchos.

Os três kits foram adquiridos com recursos da Taxa de Bombeiros de 2013 e custaram R$ 153.499,98. As almofadas pneumáticas vão compor as viaturas de Auto Comando de Área (ACA) que estão com contrato em execução. Para o gestor do processo, capitão Alielson Rodrigues, a aquisição das almofadas é importante porque a instituição não dispunha de nenhum equipamento dessa natureza.

“O equipamento é de fácil manuseio e será mais uma ferramenta que ajudará o bombeiro a salvar vidas. Dois kits ficarão em Maceió e um em Arapiraca porque são os locais em que mais atendemos ocorrências no Estado”, disse.

Ainda segundo o capitão, a aquisição atende a necessidade do CBMAL que, segundo ele, estava precisando de um reaparelhamento no material de Salvamento, uma vez que o objetivo é melhorar as condições dos atendimentos.
Cada kit é composto por um conjunto de seis almofadas que suportam entre 20 e 60 toneladas. Elas são confeccionadas em fibra de aramida, revestidas em borracha vulcanizada, que operam com pressão entre oito e doze bar e podem ser usadas de forma conjunta. Além das almofadas, o kit ainda possui a unidade de controle duplo com regulador de pressão de trabalho entre 200 e 300 bar, com três mangueiras de segurança; e dois cilindros de ar comprimido fabricado em aço com capacidade máxima de pressão de 300 bar e nove litros de volume.

 

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate