Senasp e Defesa Social discutem ações do Brasil Mais Seguro no Estado

Senasp e Defesa Social discutem ações do Brasil Mais Seguro no Estado

As ações realizadas e em andamento do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas foram avaliadas e apresentadas na tarde de terça-feira ao secretário interino da Defesa Social, Maurício Lessa.
A representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Cristina Villanova, esteve presente à reunião que contou com gestores da Secretaria da Defesa Social.

O evento teve como principal objetivo monitorar os termos de cooperação celebrados entre o Governo Federal e o Estado, através do programa Brasil Mais Seguro, implantado em 2012.
Entre as ações destacam-se a realização de concurso para Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial, que já foi cumprida pelo Governo de Alagoas.

O programa “Crack: É Possível Vencer” também faz parte das ações acordadas. A instalação das câmeras de vídeomonitoramento voltadas para o programa de combate à droga já está em andamento.

A construção de Bases Comunitárias de Segurança é outro acordo entre os governos Estadual e Federal. Alagoas se comprometeu em construir as Bases e o Governo Federal de equipá-las.

O Conjunto Santa Maria, no bairro Tabuleiro, em Maceió, já tem sua base comunitária. A próxima a ser construída será no bairro Primavera, em Arapiraca. A segunda maior cidade alagoana também terá bases no Jardim das Paineiras e no Lago da Perucaba. Em Maceió, também serão construídas bases no Conjunto Santa Helena, nos bairros Santa Lúcia, Bom Parto, Canaã e no conjunto Carminha, uma vez que as atuais instalações funcionam de forma provisória.

A cidade de Marechal Deodoro também terá uma Base de Polícia Comunitária no povoado Gravatá. “Vamos continuar nos esforçando para que os planos de prevenção e combate ao crime tenham êxito. Fui informado do andamento das ações e estou empenhado na concretização delas”, afirmou Maurício Lessa.

Vários outros pontos foram discutidos com os gestores, como a atuação do grupamento aéreo no combate ao crime, a construção do Instituto Médico Legal, a Delegacia de Homicídios de Maceió, a reestruturação do Departamento Especial de Investigações Criminais (Deic).

“É importante nos reunirmos para discutir o que já foi realizado e o que está faltando para o andamento de outras práticas. Estamos vendo de forma positiva o que está sendo feito em Alagoas. O que está dando certo poderemos dispor para outros Estados. Sabemos que alguns itens não dependem somente do Governo de Alagoas”, avalia Cristina Villanova.
O resultado da reunião será encaminhado à secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate