Governo do Estado entrega Unidade de Pronto Atendimento em Palmeira dos Índios

Governo do Estado entrega Unidade de Pronto Atendimento em Palmeira dos Índios

Em mais uma ação em prol da saúde dos alagoanos, o Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (7), às 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios. Por meio da nova unidade, que dispõe de um ambiente moderno, ágil e humanizado, serão atendidos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de oito municípios da 7ª Região de Saúde, totalizando 152.569 alagoanos.

A UPA de Palmeira dos Índios, que irá disponibilizar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a hospitalar, foi construída com recursos do Ministério da Saúde (MS) e contrapartida do Executivo estadual, onde foram investidos R$ 3,1 milhões para montar a estrutura física e adquirir os equipamentos. A unidade irá funcionar todos os dias da semana, durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco.

Desse modo, os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada a UPA, que irá dispor de leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma. Com este perfil, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o atendimento aos pacientes será ágil e qualificado, contribuindo para diminuir as internações em hospitais.

“A UPA de Palmeira dos Índios será um marco do SUS para a população do Agreste, em especial para os municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca. A partir de agora, a população destes sete municípios irá dispor de um serviço intermediário de saúde com qualidade. O grande benefício é que, por ser ampliado e possibilitar uma triagem eficiente, apenas os pacientes em estado grave deverão ser transferidos para os hospitais de média e alta complexidade”, ressaltou Villas Bôas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate