Ao escolher Tavares, Téo desagrada ‘todos’ os políticos de sua base

Ao escolher Tavares, Téo desagrada ‘todos’ os políticos de sua base

Foi uma decisão inesperada, mas nada surpreendente. Téo Vilela já vinha dando sinais de que iria apoiar um nome do PSDB para o governo. Marco Fireman e Luiz Otávio Gomes estavam no jogo, assim como Eduardo Tavares esteve – até o começo deste ano.

Ao nomear o procurador para a Secretaria de Defesa Social, há menos de três meses, o governador dava sinais de que ele estaria fora do jogo. Ainda mais porque o próprio Téo passou a incentivar Fireman e Luiz Otávio. Resta saber o que levou o governador a mudar os rumos da “partida”.

Mas independente das razões (falo disso depois), Vilela conseguiu despertar a fúria de todos ou quase todos os seus aliados políticos – pelo menos nesse primeiro momento, ao tirar Tavares da SEDS para disputar o governo, mesmo tendo cinco opções já “em campo: além de Fireman e Luiz Otávio, Biu de Lira, Nonô e Alexandre Toledo.

Ninguém fala abertamente, mas a grita é geral. Em “off” já ouvi reclamações de todos os tipos.

Desde ontem Vilela tenta acalmar os ânimos. Ele teve uma longa reunião com Alexandre Toledo, nessa quinta-feira, em Brasília. Nesta sexta-feira ele iniciou uma conversa com Benedito de Lira, mas não houve entendimento. Os dois voltaram a se encontrar no final da tarde desta sexta-feira. O deputado federal Arthur Lira também deve participar do encontro.

A conversa com Thomaz Nonô também não deve ser nada fácil. O governador falaria com seu vice na quinta-feira, mas adiou o encontro para esta sexta-feira. Os dois – governador e vice – participaram juntos de evento público pela manhã e começaram um diálogo que também não deve ser concluído apenas em uma reunião.

Quanto a Fireman e Luiz Otávio, que até agora não se pronunciaram, dá para imaginar que eles estão sentindo uma grande frustração.

A possibilidade de racha no grupo de Téo Vilela aumenta consideravelmente a partir da escolha de um candidato do PSDB para encabeçar a chapa majoritária – ainda mais pela forma inusitada.

Se Téo Vilela vai conseguir unificar o seu grupo? Se não tiver nenhum fato novo, eu aposto que não. O governador terá que fazer um grande esforço para evitar, agora, o isolamento político do seu governo. As próximas “jogadas” serão decisivas.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate