Parceria entre prefeitura de Penedo e Hospital Sírio Libanês capacita servidores

Parceria entre prefeitura de Penedo e Hospital Sírio Libanês capacita servidores

Um convênio entre a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria de Saúde, com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, vai capacitar 23 servidores públicos de Penedo. A aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira (02), auditório da Faculdade Raimundo Marinho.

Esta etapa do projeto, com duração de 10 meses, contempla 15 municípios dentro da 5ª e 6ª região do estado. No total, 120 servidores foram selecionados para participar do curso. Estes passarão por especialização nas áreas de Regulação em Saúde, Educação na Saúde para Preceptores e Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde.

Durante dez meses, os selecionados irão trocar experiências com profissionais de outros estados e especialistas do Hospital Sírio-Libanês. A partir de encontros presenciais e teleconferências, debaterão suas experiências e práticas, com o objetivo de produzir o conhecimento que irá embasar a elaboração de projetos aplicativos, que serão utilizados no aperfeiçoamento do atendimento em saúde prestado a população.

“Com o conhecimento que todos vão adquirir, serão criadas as diretrizes que permitirão que os profissionais aprimorem a existência e o cuidado em saúde. Além da região de Penedo, participarão simultaneamente mais quarenta regiões”, explicou a gestora de Aprendizagem do Instituto Sírio-libanês, a médica Luiza Sandra de Paula.

Na oportunidade, o prefeito de Penedo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), Marcius Beltrão, destacou a integração da 5º e 6ª região, que envolve 15 municípios dentre eles, integrantes Consórcio.

“Esta capacitação é um grande ganho para população penedense. O conhecimento, o saber, é essencial para a gestão pública. Tudo que eles irão adquirir em 10 meses, vão colocar em prática no município de Penedo. Estes 23 profissionais serão no futuro, multiplicadores. Todo o recurso que se coloca em conhecimento, se transforma em investimento. É o que a nossa administração está fazendo, investindo nos nossos profissionais, e como consequência, toda o nosso município é beneficiado”, frisou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

O curso

Os profissionais aptos a participar da capacitação são selecionados em prévia lista, indicados pelo município. A partir de então, passam por uma triagem do Instituto Sírio-libanês. Onde, são observados vários fatores, além do preenchimento dos requisitos e o perfil para participar do curso

A qualificação é uma parceria que envolve a Prefeitura de Penedo, o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde. O investimento com cada participante do curso é de R$ 25 mil.

O programa

No total, os cursos do programa ‘Gestão Clínica no SUS’, já capacitaram quase 30 mil profissionais de saúde pública em todo o Brasil, desde 2009. O programa tem por objetivo promover a capacitação, promoção e articulação de conhecimento e habilidades do profissional.

Sírio-libanês

O hospital é reconhecido nacional e internacionalmente, como um centro de excelência em atendimento médico-hospitalar. Essa condição foi alcançada em razão de sua capacidade de incorporar os novos conhecimentos científicos e o que existe de mais avançado em tecnologia voltada à saúde, aplicados por uma equipe altamente qualificada e sempre tendo como princípio, a humanização entre médico-paciente.

Na estrutura do Hospital Sírio-Libanês, possui o Instituto, com o mesmo nome, que tem por objetivo iniciativas educacionais que integram a teoria e a prática, voltadas a área da saúde, com os programas de residência, pós-graduações lato e stricto sensu, cursos, congressos e outros eventos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate