Caso seja candidato ao governo do estado, Renan Calheiros é favorito. Disputa ao Senado promete ser apertada

Caso seja candidato ao governo do estado, Renan Calheiros é favorito. Disputa ao Senado promete ser apertada
IBOPE Inteligência realizou pesquisa sobre as eleições 2014 em Alagoas

​O IBOPE Inteligência, a pedido do PMDB, realizou entre os dias 22 e 25 de março uma pesquisa sobre as eleições 2014 no estado de Alagoas.

Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados cenários de intenção de voto considerando possíveis nomes para as disputas pelo Governo do Estado, Senado e Presidência da República.

No primeiro cenário testado para a disputa pelo Governo do Estado, o atual senador Renan Calheiros (PMDB) lidera, com 41% das intenções de voto. Benedito Lira (PP) aparece num segundo patamar, com 21% das menções. Alexandre Toledo (PSB) obtém 4% das citações, e Mário Agra (PSOL) tem 3% das menções. Intenções de votar em branco ou nulo somam 19%, enquanto 11% não sabem ou não opinam.

Em uma segunda simulação, sem o nome de Renan Calheiros, mas do seu filho Renan Filho, também do PMDB, esse tem 29% das preferências, empatado tecnicamente com Benedito Lira (PP), que alcançou 26%. Alexandre Toledo (PSB) tem 5% das citações, e Mário Agra (PSOL) tem 4% das menções. Se os candidatos fossem estes, 21% anulariam ou votariam em branco no momento da pesquisa, enquanto 14% não opinam.

Intenção de voto espontânea para governador – Na simulação espontânea, em que não foram apresentados nomes de possíveis candidatos, três em cada quatro entrevistados (76%) não sabe ou não cita algum nome para ocupar o Palácio dos Bandeirantes a partir de 2015. Renan Calheiros e Benedito Lira são citados por 2% dos entrevistados. Os demais nomes são lembrados por até 9% dos eleitores. Brancos e nulos somam 11% das citações.

Rejeição de voto para governador – Quando perguntados em quais candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum, todos os possíveis candidatos têm números muito parecidos: Renan Calheiros foi citado por 28%, Mário Agra por 28% também, Benedito Lira por 27%, Alexandre Toledo por 24%, Marcos Frieman por 23% e Renan Filho por 17% dos entrevistados. Declaram espontaneamente que poderiam votar em todos os candidatos 12% dos eleitores alagoanos, enquanto aqueles que não opinam são 17%.  Vale lembrar que nesta pergunta, os respondentes poderiam citar mais de um nome.

Expectativa de vitória – O IBOPE Inteligência perguntou também quem os entrevistados acreditam que se sairá vitorioso na disputa pelo Governo do Estado de Alagoas, independentemente da intenção de voto. Renan Calheiros é citado por 43%. Benedito Lira será o novo governador na opinião de 18%, enquanto 8% citam Renan Filho, 3% Alexandre Toledo e apenas 1% apostam em Marcos Fireman. Não opinam 26%.
Intenção de voto para o Senado – No primeiro cenário testado para Senador por Alagoas, Fernando Collor (PTB) está empatado tecnicamente, no limite da margem de erro com a ex-Senadora Heloísa Helena (PSOL), o primeiro com 38% das citações e a segunda com 32%. Luciano Barbosa (PMDB) é preferido por 9% dos entrevistados, enquanto José Thomaz Nonô (DEM) tem 6% de citações. Brancos e nulos somam 10%, enquanto 6% não se posicionam a respeito.

Intenção de voto espontânea para o Senado – Na simulação espontânea para o Senado, em que não são apresentados os nome de possíveis candidatos, 79% dos eleitores alagoanos não opinam a respeito, enquanto 10% declaram intenção de votar branco ou nulo. Aqui, Fernando Collor é citado por 3% dos entrevistados e Heloísa Helena por 2%. Demais nomes são citados por até 6% dos eleitores.

Rejeição de voto para senador – Fernando Collor e José Thomaz Nonô são os nomes mais rejeitados ao Senado, ambos com 32% de rejeição. Heloísa Helena está num segundo nível de rejeição, com 10 pontos percentuais a menos (22%), empatada com Luciano Barbosa, também com 22%. Eleitores que declaram espontaneamente possibilidade de votar em todos os nomes apresentados na pergunta somam 10%, enquanto 13% não sabem ou não respondem.
Vale lembrar que nesta pergunta, os respondentes poderiam citar mais de um nome.

Intenção de voto para presidente – Na simulação com o nome de Eduardo Campos como candidato pelo PSB, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa, com 60% das menções. Aécio Neves (PSDB) é citado por 5%, enquanto Eduardo Campos é mencionado por 9%. Outros candidatos, juntos, somam 5%, enquanto os que votariam em branco ou anulariam são 12% dos eleitores; e os que não opinam 9%.

Intenção de voto espontânea para presidente – Na simulação espontânea para Presidente, sem apresentação de possíveis nomes para ocupar a vaga a partir de 2015, mais da metade dos eleitores alagoanos (61%) não sabem ou não citam um nome. A atual presidente é mencionada por 21%, enquanto o ex-presidente Lula é citado por 5%, Eduardo Campos por 2%. Demais candidatos, somados, têm até 4% das menções. Brancos e nulos somam 8%.

Avaliação da administração estadual – A administração do Governador Teotônio Vilela Filho é avaliada como ótima e boa por 30%, e como regular por 33%. Avaliam negativamente (ruim+péssima) a atual gestão estadual 31% dos entrevistados, enquanto 5% não opinam. A administração alagoana é aprovada por 49%, e desaprovada por 43%.

Avaliação da administração federal – Já a presidente Dilma Rousseff tem sua administração avaliada como ótima e boa por 55% dos entrevistados, como regular por 28%, e como ruim e péssima, por 16%. A atual gestão federal é aprovada por 71% dos alagoanos, e desaprovada por 25%.

 RELATÓRIO

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0425-2 | 2014) a pesquisa foi realizada nos dias 22 a 25 de março de 2014. foram entrevistados 812 eleitores. é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. o nível de confiança utilizado é de 95%. pesquisa contratada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – Diretório Nacional. Registrada no TRE sob o protocolo Nº AL-00001/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00052/2014.
Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 22 a 25 de março de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitantes: pesquisa contratada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – Diretório Nacional.
Registro eleitoral: Registrada no TRE sob o protocolo Nº AL-00001/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00052/2014.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate