Micro e pequenas empresas alagoanas apresentam resultados significativos

Micro e pequenas empresas alagoanas apresentam resultados significativos

O Governo de Alagoas, através de sua política e incentivo à micro e pequena empresa, tem trabalhado para reconhecer e motivar os empresários do estado. Como resultado das iniciativas voltadas ao fomento econômico, em março, uma pesquisa divulgada pelo portal da Revista Exame apontou Maceió como a 5ª melhor capital brasileira para começar uma empresa. A taxa de sobrevivência dos negócios na cidade alagoana ultrapassa 77%.

Ainda no mês passado, duas empresas alagoanas representaram o estado no MPE Brasil – Prêmio de competitividade para micro e pequena empresa, em Brasília. A System Idiomas venceu a categoria educação e a fazenda Carro de Boi subiu ao pódio para receber o prêmio como segunda melhor empresa de agronegócio. A cerimônia contou com a presença de diretores do Sebrae Nacional e o do ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Guilher Afif.

“As ações de reconhecimento fortalecem a competitividade e disseminam o conceito de excelência para as empresas. Como resultado deste investimento, podemos acumular ganhos muito positivos, os negócios alagoanos estão se destacando em todo cenário nacional”, explica a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana. Ela também destacou o Sebrae Alagoas como um grande parceiro na implantação de políticas públicas.

Depois de 2003, com a promulgação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Brasil mudou bastante sua política em relação a esses modelos de empreendimento, e em Alagoas não foi diferente. Neste ano, um ranking publicado no observatório da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa coloca o estado em primeiro lugar na execução dessa legislação, acompanhado de potências econômicas como Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Ainda em 2011, um convênio firmado entre a (Seplande) e o Movimento Alagoas Competitiva (MAQ), buscou promover a qualidade, produtividade e competitividade de Micro empresas e empresas de pequeno porte (MPE’s) no estado. O objetivo era a melhoria de gestão através da disseminação e implantação do Modelo de Gestão da Excelência da Fundação Nacional da Qualidade.

Entre as ações do convênio, foi realizada a melhoria nos processos gerenciais das empresas envolvidas, capacitando os participantes do projeto; desenvolvimento de metodologia para capacitação baseada na Fundação Nacional da Qualidade; além de diagnósticos gerenciais dos negócios. Todas as ações usaram como referência os critérios do Modelo de Gestão da Excelência.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate