Maceió: saúde celebra Dia Mundial do Autismo com mesa redonda e debates

Maceió: saúde celebra Dia Mundial do Autismo com mesa redonda e debates

Com a finalidade de compartilhar com os profissionais de Saúde do município as diversas experiências de trabalho dos serviços de reabilitação em Maceió no atendimento de usuários autistas, a Coordenação do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove na próxima quinta-feira (03), a partir das 9h, no auditório da Secretaria, a mesa redonda “O Autismo na Visão Multidisciplinar”. A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

“Reunimos várias áreas justamente para promover essa interação, possibilitando a socialização desse conhecimento com os diversos profissionais envolvidos no atendimento desse público-alvo, fortalecendo o debate acerca do assunto”, afirma Andréa Sarmento, enfermeira do PAPD/SMS.

Após a abertura oficial, o evento dará início às explanações, de acordo com as seguintes abordagens: “A importância do Diagnóstico Precoce”, feita por Silvana Paula Alcântara, psicóloga da Coordenação de Saúde Mental da SMS; “Linguagem e Autismo”, a cargo da fonoaudióloga Amanda Valemtim, da Clínica Guri; “Equoterapia e Autismo”, feita pelo fisioterapeuta Eric Lessa, da Pestalozzi; e “Terapia Ocupacional e Autismo”, que será abordada pela terapeuta ocupacional Morgana Moreira, da APAE.

A mesa redonda deverá reunir inúmeros profissionais das unidades de saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, dos programas de saúde da Mental, da Mulher, da Criança e do Adolescente da SMS, da Educação Especial da SEMED, e da Saúde Mental e Educação Especial do Estado, além de representantes das instituições que atuam nesta área.

Autismo

É uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social.

Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar o transtorno do espectro autista (nome “oficial” do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

Dia Mundial

Comemorado anualmente no dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate