Pesquisa busca soluções para uso sustentável dos recursos hídricos

Pesquisa busca soluções para uso sustentável dos recursos hídricos

Como usar os recursos hídricos de modo eficiente e sustentável nos processos relacionados às cadeias produtivas agropecuárias e florestais é uma das preocupações dos pesquisadores que integram a Rede AgroHidro. Para discutir alternativas e propor soluções e tecnologias considerando os impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos, a Embrapa realiza o II Seminário da Rede AgroHidro.

Reunidos em Campinas (SP), de 24 a 28 de março, especialistas de diversas universidades e instituições governamentais e de pesquisa estão debatendo técnicas e metodologias de trabalho em desenvolvimento no País que buscam gerar e integrar resultados visando ao avanço do conhecimento e das tecnologias para o uso eficiente da água.

Os estudos incluem análises de tendências dos principais fatores determinantes dos processos hidrológicos, cenários futuros dos impactos das mudanças climáticas e do uso da terra na disponibilidade e demanda hídrica, monitoramento hidro-meteorológico, interações da agricultura com os recursos hídricos de bacias hidrográficas em diferentes biomas brasileiros, avaliação e adaptação de tecnologias para uso sustentável da água na agricultura, entre outros.

Essa integração entre pesquisadores de 20 centros da Embrapa e profissionais de mais de 36 instituições parceiras externas é fundamental para auxiliar na busca de soluções que garantam a sustentabilidade da agricultura, especialmente com relação aos recursos hídricos, de acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) Lineu Rodrigues, coordenador da Rede AgroHidro.

Entre os resultados parciais apresentados durante o seminário estão mapas de uso e cobertura da terra de bacias monitoradas, dados científicos gerados e publicações técnicas. Segundo a pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária Maria Fernanda Moura, uma das organizadoras do evento, esse encontro é importante para a troca de experiências e o estímulo da cooperação técnico-científica entre os membros, contribuindo para aperfeiçoamento dos resultados que serão levados à sociedade.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate