Ranking da ANEEL mostra Eletrobras-AL como uma das piores do país

Ranking da ANEEL mostra Eletrobras-AL como uma das piores do país

Uma pesquisa divulgada na quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apontou a Eletrobras Distribuição Alagoas como a quarta pior distribuidora do país. Das 35 distribuidoras avaliadas pelo ranking da continuidade do serviço, a distribuidora alagoana ficou com a 32º posição.

O ranking tem como base o serviço elétrico prestado no ano de 2013 no país. As empresas foram distribuídas em dois grupos, de acordo com o porte. O Brasil possui 35 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte, como é o caso da Eletrobras Alagoas, que possuem mercado faturado anual de energia maior que 1 Twh (terawatt hora).

A concessionária de Alagoas ficou à frente apenas da Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 35º lugar, a Light Serviços de Eletricidade (RJ), em 34º, e a Companhia Energética do Pará (Celpa), em 33º.

A Companhia Energética do Ceará (COELCE) foi apontada como a melhor do país no ranking das companhias de grande porte.

A avaliação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados da Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL.

O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.

Cada Minuto

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate