Orgão internacional reconhecerá Alagoas como zona livre da aftosa

Orgão internacional reconhecerá Alagoas como zona livre da aftosa

A certificação internacional de Alagoas como área livre da febre aftosa com vacinação será submetida à análise da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, que ocorrerá em Paris, na França, no período de 25 a 30 de maio.

O presidente e o diretor Técnico da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), respectivamente, Marcelo Lima e Ironaldo Monteiro, farão parte da delegação oficial brasileira que fará parte da assembleia mundial, representando o Estado de Alagoas.

Na reunião, será anunciado, entre outros pontos, a decisão final da OIE quanto ao reconhecimento internacional de Alagoas e dos demais estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí), além de parte do Pará, quanto a zona livre da febre aftosa com vacinação.

Em fevereiro passado, a comissão científica da OIE, que esteve reunida no período de 10 a 14, ratificou a recomendação feita pelo Grupo ad hoc de Febre Aftosa que é responsável pela avaliação do status sanitário dos países integrantes do organismo internacional.

De acordo com a comissão, Alagoas e os demais Estados, que migraram em bloco em setembro do ano passado para a zona livre com vacinação, cumpriram os requisitos para serem reconhecidos pela OIE como zona livre com vacinação de acordo com o artigo 8.6.5. do Código Sanitário para Animais Terrestres.

Em setembro passado, em solenidade realizada no Parque da Pecuária, em Maceió, o então ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade, assinou a Portaria Ministerial 33 que reconheceu nacionalmente Alagoas como zona livre da febre aftosa com vacinação.

“Diante do reconhecimento por parte do Ministério da Agricultura, aprovação do relatório final do Mapa pela Comissão Científica da OIE ratificando o parecer favorável do Grupo ad hoc, entendemos que a Organização Mundial de Saúde Animal aprovará o final do mês de maio, durante a assembleia mundial, a certificação do bloco Nordeste como zona livre da febre aftosa com vacinação”, declarou o diretor Técnico da Adeal, Ironaldo Monteiro.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate