Mulheres em situação de vulnerabilidade social participam de capacitação profissional

Mulheres em situação de vulnerabilidade social participam de capacitação profissional

A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born foi patrona da turma do projeto “Mulheres Mil” de Maceió, cuja formatura foi realizada nesta segunda-feira (24), no auditório Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço. O programa é uma ação realizada em parceria com o governo federal e visa promover a formação profissional de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O evento, realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com o apoio da Secretaria da Mulher, contou com a participação de todos os envolvidos no processo. Essa é a primeira turma que se formou no campus Maceió com 100 mulheres.

Segundo Katia Born, é um privilégio a secretaria ajudar e saber que mais mulheres estão prontas para entrar qualificadas no mercado de trabalho. “Foi uma noite muito feliz, pois todas elas são merecedoras deste diploma. São 1600 mulheres que o Ifal está promovendo, educando, profissionalizando e colocando essas mesmas mulheres no mercado de trabalho”’, ressaltou a secretária da Mulher.

Mudança de comportamento

A professora e coordenadora do projeto Mulheres Mil em Maceió, Fátima Viana, disse que foram qualificadas as mulheres das comunidades do Jaraguá, Sururu de Capote e outros de conjuntos residenciais. Segundo ela, de acordo com o levantamento feito, as mulheres já trabalhavam na confecção de bolos, doces e salgados, e dentro dessa linha foram ofertadas durante o curso as áreas de gastronomia, auxiliar de cozinha e também as matérias tradicionais como português, inglês, matemática e informática.

“Hoje já notamos uma mudança de comportamento, valorização e temos uma reposta de mulheres que voltaram a estudar após 18 anos. Após iniciarmos essa turma em 2012 fechamos com chave de ouro nesta linda formatura onde mais 100 mulheres de diversas comunidades foram qualificadas”, concluiu a professora/coordenadora Fátima Viana.

“Gostaria de registrar nosso carinho e gratidão aos professores que além de transmitirem seus conhecimentos e suas experiências nos mostraram que somos melhores do que imaginávamos. Hoje estamos felizes com essa vitória de muita superação, que nos coloca a partir de agora prontas para o mercado de trabalho’’, disse a formanda Neuza Macena.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate