Conselho faz balanço do setor energético de Alagoas em 2013

Conselho faz balanço do setor energético de Alagoas em 2013

Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) voltou a se reunir nesta quarta-feira (26) para a apresentação de um balanço sobre o setor energético de Alagoas em 2013. O encontro também foi marcado pela nomeação da secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Poliana Santana, ao cargo de presidência do Cepe, que tem como objetivo fomentar soluções para melhorias no segmento energético do Estado.

Além dos resultados das ações executadas em 2013 pelos comitês técnicos, os conselheiros apresentaram novas propostas de trabalho para 2014. Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se as ações de capacitação e desenvolvimento tecnológico; de regulação, tarifas e tributos; de eficiência energética; energias renováveis e não-renováveis; e ainda o monitoramento, aprimoramento e expansão do serviço.

“O gás natural, embora enfrente certa resistência dos projetistas, é de um aproveitamento energético excelente, mas a energia elétrica ainda é a mais procurada no setor”, afirmou o diretor-presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo. “É nosso trabalho popularizar os benefícios deste recurso, a fim de otimizar o setor energético brasileiro”, complementou.

Transmissão de cargo

Ainda durante a reunião, o ex-secretário de Estado do Planejamento, Luiz Otavio Gomes, transmitiu o cargo de presidência do Cepe para a secretária Poliana Santana. Durante o discurso, aproveitou para destacar o trabalho da secretária e a importância do Conselho na solução de questões energéticas no estado.

“Alagoas enfrenta uma grande carência financeira neste setor. Então, o Conselho não só deve como tem obrigação de discutir e fomentar ações nesta área e eu acredito que a secretária Poliana Santana é perfeitamente capaz de dar continuidade aos trabalhos, pois sempre acompanhou de perto em todas as decisões tomadas durante minha gestão”, avaliou.

Os conselheiros e representantes de entidades do ramo energético também aproveitaram para homenagear o ex-secretário Luiz Otavio Gomes. Na ocasião, Geoberto Espírito Santo entregou uma placa em homenagem ao trabalho realizado pelo ex-secretário enquanto esteve à frente da presidência do Cepe.

“Luiz Otavio teve uma participação fundamental durante o tempo em que comandou a Seplande e o Conselho, ao implantar a filosofia de que era possível trazer um modelo eficiente de gestão usado nas empresas privadas para o setor público, sem deixar de ser fiel aos compromissos do governador Teotônio Vilela com o povo alagoano”, finalizou Geoberto Espírito Santo.

 

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate