‘Balcão de negócios’ da Dilma Rousseff ajuda políticos de Alagoas

‘Balcão de negócios’ da Dilma Rousseff ajuda políticos de Alagoas

“A presidente começou a conversar com todos os partidos da base aliada. Ela finalmente começou a fazer política”, me disse outro dia um experiente deputado federal de Alagoas.

Nesse embalo, Dilma Rousseff já acabou com a rebeldia na maioria dos partidos da base aliada. E vai continuar avançando. “O PMDB e o Eduardo Cunha vão dar mais trabalho, mas no máximo em 15 dias ela acaba com qualquer resistência”, pontuou esse parlamentar.

Para “dobrar” as bancadas dos partidos da base aliada no Congresso Nacional, o governo está distribuindo de tudo – principalmente cargos e dinheiro (das emendas parlamentares, é claro!).

Alagoas está, por enquanto, no lucro. O presidente do Senado, Renan Calheiros, aproveitou para indicar o novo ministro do Turismo – o alagoano Vinicius Lages – além de outros importantes cargos no segundo escalão (depois dou revelo mais nomes).

Além de indicações para cargos federais em Alagoas, Renan Filho ganha, ao menos “por tabela” com as indicações feitas pelo senador.

Já o senador Benedito de Lira indicou, com uma “forcinha” do deputado federal de Arthur Lira, o novo ministro das Cidades, o alagoano “por adoção” Gilberto Occhi. Arthur e Biu também indicaram nomes para CBTU, Caixa e diretorias do Ministério das Cidades.

No embalo, Givaldo Carimbão, que assumiu a liderança do PROS também tem direito a uma boa cota e deve ampliar sua participação no governo federal.

O Ministério da Integração está agora na cota do seu partido, que decidiu pela permanência do ministro Francisco Teixeira. Com a “mudança”, o deputado federal vai indicar dois diretores nacionais da Codevasf. Carimbão também vai indicar o novo superintendente da Sudene, que deve ser um alagoano.

Maurício Quintella (PR) tem cargos na área de Transportes (DNIT em Alagoas) e também deve ganhar espaço nacional, não só por conta de sua atuação na bancada do partido e na mesa da Câmara Federal. É que ele vai presidir a comissão externa da Casa criada para acompanhar as investigações acerca de acusações de corrupção na Petrobras. Com certeza vai ter gente do governo querendo “agradá-lo”.

Com o balcão de negócios em aberto Dilma Rousseff faz a festa dos nossos políticos e dobra o Congresso Nacional. Resta saber qual o tamanho dessa conta, daqui a alguns meses.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate