PAC: Novas estruturas devem tornar Maceió ainda mais dinâmica

PAC: Novas estruturas devem tornar Maceió ainda mais dinâmica

Os R$ 400 milhões oriundos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC-2) devem tornar Maceió uma cidade ainda mais dinâmica, a partir de investimentos em projetos para melhoria da mobilidade urbana, que preveem, entre outros equipamentos públicos, a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT, e um conjunto de obras que contemplará todas as regiões da cidade.

Os projetos de mobilidade foram defendidos pelos representantes da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado, em Brasília (DF), e terão suas execuções condicionadas pelo Plano Diretor, projeto de grandes diretrizes da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), que associado ao Código de Urbanismo vai permitindo a expansão da cidade.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento e do Desenvolvimento, Messias Costa, a aprovação dos projetos pelo Ministério das Cidades foi indispensável para a ampliação de ações importante da gestão Rui Palmeira voltadas à população maceioense.

“Nós temos muitas projeções para Maceió, mas as que hoje estão na pauta principal do Brasil e não podia ser diferente na capital alagoana são os grandes projetos de transportes e mobilidade urbana. Nesse quesito nós estamos trabalhando junto do Governo do Estado e do Ministério das Cidades para a construção de uma grande rede integrada de transportes, que também alcance a região metropolitana. Esse projeto será desenvolvido a partir do alinhamento entre projetos como o VLT da Fernandes Lima e outros modais sobre pneus como o ônibus e o BRT, que é um corredor exclusivo de transporte por ônibus na Avenida Menino Marcelo”, disse ele.

Messias Costa ainda falou do esforço da gestão Rui Palmeira em otimizar o modo de provimento para novas estruturas voltadas à população. “Em todo o Brasil a deficiência na infraestrutura faz com que o poder público tenha certo atraso em prover novas estruturas, fazendo com que a iniciativa privada chegue mais cedo nessas regiões, mas a gestão Rui Palmeira tem buscado mudar essa realidade, trabalhando com algumas premissas de planejamento, sobretudo, a mobilidade urbana, que tem sido um dos principais problemas nas cidades brasileiras”, disse o secretário.

“Nós trabalhamos muito para garantir a aprovação desses projetos e ficamos felizes pela aprovação de todos, inclusive, os do Governo do Estado, além do BRT na Avenida Menino Marcelo, do conjunto de obras entre os bairros da Serraria, Feitosa e também a Cachoeira do Meirim, que vai ligar o Shopping Pátio até o final do Benedito Bentes com um corredor exclusivo, passarelas e ciclovias”, reforçou Messias Costa.

O recurso para a mobilidade foi anunciado no último dia 17, durante visita da presidente Dilma Rousseff a capital alagoana.

Mais mobilidade

Como já anunciado pelo Executivo Municipal, a mobilidade urbana é uma das principais bandeiras da gestão Rui Palmeira. Muitos dos projetos importantes que serão executados pela Prefeitura têm como objetivo melhorar a locomoção na cidade de Maceió. “No caso do BRT na Avenida Menino Marcelo, o Estado realizará a obra de 6 km e a Prefeitura fará os outros 6 km restantes até contemplar toda a extensão da avenida. Haverá, também, outros corredores para ônibus com implementação de ciclovias, como na Josefa de Mello, Marcio Canuto e Rotary, ligando a Fernandes Lima até a área das praias e, principalmente, garantindo o acesso da população, seja por veículos coletivos motorizados ou não motorizados, para os equipamentos que foram e ainda serão implantados na cidade.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate