EMATER/AL lança prêmio para incentivar a produção de grãos em Alagoas

EMATER/AL lança prêmio para incentivar a produção de grãos em Alagoas

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) lançou na última sexta-feira (21), o edital do Prêmio Produtividade de Grãos da Agricultura Familiar Alagoana. O edital com todas as informações sobre requisitos e critérios de habilitação do agricultor está disponível no site oficial do instituto –www.emater.al.gov.br.  O lançamento, que ocorreu na Estação Experimental da EMATER/AL, Unidade Santana do Ipanema, contou também com a realização de um Dia de Campo sobre as culturas do Milho e Feijão.

Cerca de 250 pessoas participaram da ação. O Dia de Campo é uma técnica que permite uma abordagem simultânea dos aspectos teóricos e práticos que envolvem um tema.  Em Santana do Ipanema foram abordados o manejo para o plantio de Feijão Solteiro, Milho Solteiro e o plantio consorciado das duas culturas. De acordo com o levantamento das Gerencias Regionais da EMATER/AL, o plantio consorciado é comum entre os agricultores familiares alagoanos, devido à restrição da área produtiva.

A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, destacou a iniciativa de unir as duas ações em um único dia. “Decidimos unir o lançamento do Prêmio Produtividade ao Dia de Campo com a finalidade de promover uma maior interação entre os agricultores, através da troca de experiências e da divulgação de práticas e tecnologias, que servirão para desenvolver melhor as atividades produtivas. É o pontapé inicial da orientação técnica para a participação dos agricultores no novo prêmio”, enfatizou a diretora presidente da EMATER/AL.

Conforme Edital EMATER N°001/2014, de 21 de março de 2014, poderão participar do Prêmio Produtividade de Grãos, os agricultores familiares (pessoas físicas) que possuam DAP ativa – Declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, beneficiados pelo Programa Estadual de Sementes Safra/2014. Ainda no item 3 do edital está estabelecido que será permitida apenas uma inscrição por Família, considerando esposo e esposa e/ou agricultores solteiros.

Entre os critérios do edital estão: área mínima de 0,3 hectare, o que equilave a 01 tarefa, das culturas do Feijão de arranca e Milho consorciados em regime de sequeiro; a unidade para ser validada deverá adotar o plantio de uma fileira de milho e duas de feijão conforme orientação do técnico designado pela EMATER/AL. Será considerado vencedor o agricultor que obtiver maior produtividade dos grãos (milho e feijão).

A premiação será divida em três regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão. O agricultor mais produtivo de cada região receberá como prêmio um equipamento agrícola. Os segundos e terceiros colocados de cada região serão premiados com um intercâmbio técnico. Para maiores informações sobre o edital, o agricultor deve procurar os escritórios da EMATER/AL em seus municípios, ou as Gerencias Regionais do instituto.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate