Semana da Água promove encontro no Pontal da Barra

Semana da Água promove encontro no Pontal da Barra

Dando continuidade às atividades em comemoração à Semana da Água, cujo dia internacional é celebrado em 22 de março, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realiza uma programação vasta. As ações se estendem até a sexta-feira (21), no Parque Municipal. Nestas quarta e quinta-feira as atividades se concentraram na Quadra de Esportes da Associação de Moradores do bairro do Pontal da Barra.

Segundo Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, um dos objetivos desse trabalho é abordar a importância de não jogar resíduos nos rios e lagos. “Através das atividades realizadas nesta semana, buscamos sensibilizar as pessoas a economizarem água nas atividades cotidianas, a exemplo do banho, escovação de dente e enquanto se lava louça. Assim, os cidadãos poderão compreender o quanto esse recurso natural é importante para o meio ambiente”, disse.

No Pontal, a programação envolveu crianças e adolescentes da Escola de Ensino Fundamental Silvestre Péricles e integrantes do Projeto Bombeiro Mirim. Meninos e meninas se mobilizaram em uma gincana arrecadando garrafas PET, jornais velhos e óleo de cozinha que seriam descartados na natureza de maneira indevida. A equipe vencedora terá como prêmio um passeio de catamarã pela Lagoa Mundaú.

A mobilização começou há 15 dias e vai continuar na comunidade. Eva conta que as crianças já são agentes ambientais e multiplicadores da defesa e cuidado com o meio ambiente. A coordenadora também lembra que a educação ambiental é contínua e a Semana da Água, mais do que uma data, é uma preocupação que deve estar presente durante todo ano.

O pequeno Daniel de Oliveira, de 12 anos, demonstra que aprendeu bem a lição: “Nós arrecadamos materiais que seriam jogados e poderiam poluir o bairro e a lagoa, que é um dos bens mais preciosos que nós temos aqui. É importante cuidar da água porque através delas vêm crustáceos, peixes e além disso, ela é a tradição do nosso Pontal”.

As ações contam com a parceria das escolas, institutos e órgãos públicos do Município e do Estado, entre eles, a Diretoria Geral de Ensino (Digen) e Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Alagoas e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL).

“Contamos com a presença, participação e mobilização de todos os maceioenses. Serão desenvolvidas atividades de cunho educativo e recreativo, onde as pessoas poderão aprender de maneira dinâmica a cuidar do meio ambiente”, informou Raphael Wong, secretário municipal de Meio Ambiente.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate