Governo do Estado defende investimentos em energia para Alagoas

Governo do Estado defende investimentos em energia para Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu-se em Brasília, na quarta-feira (19) com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Acompanhado do diretor de Distribuição e presidente das Empresas de Distribuição da Eletrobras, Luís Hiroshi Sakamoto, do Diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Alagoas, Vladimir de Abreu, e do secretário do Escritório de Representação do Governo de Alagoas, Marcos Ferreira, Teotonio Vilela fez uma detalhada apresentação ao ministro sobre as obras prioritárias para melhorar o sistema de energia elétrica em Alagoas.

Entre as prioridades para o Estado, o governador defendeu a melhoria do sistema nas regiões com projetos importantes de abastecimento de água, como o circuito de 80 quilômetros que vai de Delmiro Gouveia a Olho D’Água das Flores. Com custo estimado em R$ 9 milhões, as obras são consideradas fundamentais para garantir a qualidade da energia na Bacia Leiteira. Os projetos contemplam as cidades de Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Major Isidoro, de acordo com o diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Alagoas, Vladimir de Abreu.

O diretor de Distribuição e presidente da Empresa de Distribuição da Eletrobras, Luís Hiroshi Sakamoto, lembrou que os investimentos em energia também são importantes para fomentar o turismo em Alagoas. Por isso, outra prioridade da Eletrobras e do Governo do Estado é a implantação de subestações em Maceió, Barra de São Miguel e Paripueira. Já a subestação de Girau do Ponciano, no Agreste alagoano, irá atender toda a população do entorno dessa região.

O ministro Edison Lobão e sua assessoria ouviram a explanação do governador Teotonio Vilela, que ressaltou a importância das obras para o Estado. “Alagoas tem crescido, nos últimos quatro anos, acima da média do Nordeste, que, por sua vez, tem crescido acima da média do Brasil. São mais de cem novas indústrias, mais de trinta novos hotéis, o megaempreendimento do estaleiro, duas mineradoras, além da construção de mais de 50 mil casas que o nosso Governo está construindo com o governo federal. Este intenso processo de desenvolvimento consome energia, e energia é a mola do desenvolvimento”, defendeu Teotonio Vilela.

O governador afirmou que em algumas cidades, a distribuição de energia tornou-se instável, o que traz prejuízos aos alagoanos e também às indústrias instaladas no Estado. Para resolver o problema, ele pediu ao ministro Edison Lobão o empenho do governo federal na liberação de financiamento para que isso não atrapalhe o crescimento exponencial vivenciado pelo Estado nos últimos anos. “O ministro nos recebeu muito bem e demonstrou empenho na tomada de providências. Os projetos já existem e acredito que, até o fim do ano, receberemos investimentos do governo federal, ao menos para execução dos projetos em cidades onde há risco de falta de energia”, disse Teotonio.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate