Polícia Civil terá laboratório contra lavagem de dinheiro

Polícia Civil terá laboratório contra lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Alagoas contará com um laboratório de combate à corrupção e lavagem de dinheiro ainda este ano. O assunto foi discutido em reunião entre o delegado-geral Carlos Reis e o coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, do Ministério da Justiça, o agente federal Roberto Zaina.

O encontro ocorreu na sede da instituição, no bairro de Jacarecica, e teve também a presença dos delegados Nilson Alcântara e Ana Luíza Nogueira, respectivamente diretores da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2) e da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1.

O delegado-geral revelou que, embora o prazo para a implantação seja de um ano, ele pretende instalar o laboratório até o mês de novembro.

“Vamos capacitar nosso pessoal e adotar todas as providências necessárias, pois esta é uma questão que está na ordem do dia, sendo primordial para o combate à criminalidade, especialmente às organizações criminosas”, acrescentou.

A minuta do projeto de instalação do laboratório já foi enviada ao Ministério da Justiça, em Brasília, que deve investir R$ 1,8 milhão na aquisição dos equipamentos.

O coordenador Roberto Zaina esteve em Alagoas também para participar como palestrante do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovido pela Escola Nacional da Magistratura e o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento nessa área, do Ministério da Justiça.

O curso foi realizado entre os dias 11 e 14 deste mês, no Fórum da 5ª Região da Justiça Federal, em Maceió, contando com as presenças de diversas autoridades e representantes de órgãos de controle, reguladores e fiscalizadores, tanto de Alagoas como em nível nacional.

Todo o pessoal do Núcleo de Inteligência (NI) da Polícia Civil alagoana participou do curso. O gerente do núcleo, Alexandre Melo, informou que ainda esta semana estará indo a Brasília para participar de novos treinamentos sobre o combate à corrupção e lavagem de dinheiro.

“Esse treinamento é parte do programa de implantação do laboratório, desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Encla), e será realizado na capital federal nos próximos 40 dias”, acrescentou.

O gerente do NI será capacitado, inclusive, para funcionar como multiplicador dos conhecimentos adquiridos quando retornar para Alagoas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate