Piaçabuçu terá maior condomínio de pescadores do Brasil

Piaçabuçu terá maior condomínio de pescadores do Brasil

A cidade de Piaçabuçu – a 134 Km de Maceió -, irá receber em breve o maior condomínio residencial do Brasil destinado a pescadores. O empreendimento será realizado com recursos do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, em terreno doado pela prefeitura do município.

A superintendente de Movimentos Sociais da Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas), Celina Peixoto, acompanhou, na última segunda (17), a solenidade de assinatura do convênio que vai beneficiar as famílias de pescadores de Piaçabuçu.

Com a construção de 231 unidades habitacionais, O convênio foi firmado entre a Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca, Confederação Brasileira de Pescadores, Federação Alagoana de Pescadores (Fepeal) e Colônia de Pescadores Z-19, associação onde ocorreu a solenidade. O evento contou com a presença dos pescadores da região. O início das obras do empreendimento está previsto para abril e devem ser finalizadas em um período entre 12 a 24 meses.

“Estamos acompanhando uma conquista muito significativa, o ápice de um projeto conseguido pelos pescadores de Piaçabuçu. A Articulação Social tem o dever de auxiliar e apoiar os projetos que atendem às necessidades da sociedade”, enfatizou a superintendente de Movimentos Sociais da Seas, Celina Peixoto.

A presidente da Fepeal, Eliane Morais, destacou a importância da Colônia Z-19 para o município, que tem cerca de 4 mil pescadores associados. “É um sonho o que estamos presenciando hoje. Esse convênio é um prêmio para cada um dos pescadores e suas famílias”, destacou.
Para o secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, o empreendimento “é uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida dos pescadores. “As pessoas agora poderão investir o dinheiro do aluguel em outras atividades. É um povo trabalhador, que luta diariamente, e merece condições dignas de moradia”.

Critérios

Para ter acesso às habitações, os pescadores devem provar que não estão inadimplentes com a Receita Federal, possuir renda mensal até três salários mínimos, não estar inscrito em nenhum programa de moradia e não ter casa própria.

Sem residência própria e morando na casa da mãe com o marido, Edvânia dos Santos Gonçalves não vê a hora de receber a residência. Após se inscrever no programa, a dona de casa ficou ainda mais animada.

“A prestação que a Caixa oferece é muito baixa e isso vai facilitar muito a nossa vida. Eu me emociono toda vez que eu me imagino entrando na minha casa e estou torcendo para que esse dia chegue logo”, comemorou.

O superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, Galba Novaes, destacou os esforços conjuntos do governo federal, estadual e municipal como ponto essencial para ações exitosas como a do empreendimento.

“Ninguém aqui está fazendo nada de favor para vocês, toda essa conquista é direito dos pescadores. É nossa obrigação e é com o dinheiro de vocês”, frisou.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate